SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CNA discute perspectivas econômicas para o agro em ano de eleições e guerra

CNA discute perspectivas econômicas para o agro em ano de eleições e guerra


Fonte: Revista Cultivar (11 de abril de 2022 )

O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, apresentou as perspectivas econômicas para o agro em ano de eleições e guerra, durante evento promovido pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), na sexta (08/04).

 

Conchon mostrou o panorama da economia internacional, ressaltando que os gargalos ainda não foram resolvidos devido aos efeitos da pandemia da covid-19 e agora da guerra entre Rússia e Ucrânia. Um dos efeitos do atual cenário é o impacto no preço das commodities, que aumento de forma expressiva os custos de produção.

 

“Apesar de os países terem avançado com a vacinação e começado a flexibilizar, os custos de produção no Brasil e no mundo estão em patamares historicamente altos. Os preços das commodities no mundo estão subindo e refletindo no aumento do custo dos produtores brasileiros, o que pode significar aumento da inflação de alimentos aqui e no mundo”, avaliou.

 

Conchon acredita que o desenrolar da guerra e da pandemia deve fazer com que algumas economias passem a conviver com inflações mais altas que prejudicarão seu crescimento, como Índia, Estados Unidos e União Europeia. “Essas nações devem ver uma tendência significativa de inflação mais alta nos próximos anos, o que vai refletir nas taxas básicas de juros em todo o mundo”.

 

O coordenador ressaltou, porém, que ainda há incertezas sobre os rumos da economia diante de novos surtos de covid na China e em outros países produtores de matéria-prima, além da duração da guerra, embora se espere um cessar-fogo para as próximas semanas ou meses.

 

“O Valor Bruto da Produção deve crescer impulsionado principalmente pela alta das commodities. No entanto, se por um lado o faturamento está subindo, os custos de produção também estão, e não só para os produtores de commodities”, alertou.

 

“Também estamos vendo o custo de produtos do mercado doméstico aumentar, como feijão e arroz, por exemplo, mas a receita do produtor não aumenta”, completou.

 

Conchon concluiu dizendo que tanto os desdobramentos da guerra quanto as eleições deste ano irão ditar os rumos da economia no País.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais