SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   AP Moller Maersk se juntará à Iniciativa SteelZero

AP Moller Maersk se juntará à Iniciativa SteelZero


Fonte: Portos e Navios (8 de abril de 2022 )
Foto: Divulgação

 

A AP Moller – Maersk decidiu se juntar ao Climate Group SteelZero, uma iniciativa global que reúne organizações líderes para acelerar a transição para emissão zero na siderurgia, em parceria com a Responsible Steel, a primeira iniciativa global de certificação e padrão multissetorial da indústria do aço.

 

O aço é parte integrante da cadeia de valor na indústria marítima, usado em navios, contêineres, terminais e armazéns. A indústria siderúrgica é uma das maiores emissoras de CO2, contribuindo com cerca de 7% das emissões globais de gases de efeito estufa.

 

Um número significativo dos mais de 700 navios operados pela Maersk será reciclado na próxima década, com uma grande proporção deles do tipo pós-panamax (mais de 4000 TEUs). O aço representa aproximadamente 90% do peso do navio.

 

Os volumes globais de reciclagem de navios devem quase dobrar até 2028 e quadruplicar até 2033. “O aço reciclado será progressivamente reconhecido como uma matéria-prima viável para metas de emissões líquidas zero. Na Maersk, temos fortes ambições de descarbonização. Os navios chegando ao fim da vida útil oferecem uma grande oportunidade para reduzir nossas emissões de Escopo 3, impulsionando a circularidade na indústria do aço”, disse Palle Laursen, vice-presidente sênior e diretor técnico da Maersk.

 

A SteelZero é uma iniciativa global que reúne organizações dedicadas a acelerar a transição para uma indústria siderúrgica líquida zero. Lideradas pela organização internacional sem fins lucrativos Climate Group em parceria com a ResponsibleSteel, as organizações que se juntam à SteelZero assumem o compromisso público de adquirir, especificar ou estocar aço 100% líquido zero até 2050.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais