SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Radar Anticorrupção desenvolve ações na CDRJ de prevenção à corrupção e vulnerabilidades

Radar Anticorrupção desenvolve ações na CDRJ de prevenção à corrupção e vulnerabilidades


Fonte: Ministério da Infraestrutura (7 de abril de 2022 )
Em dois dias, foram apresentadas medidas para evitar fraudes e resultados verficados na CDRJ – Foto: Divulgação/CDRJ

 

Durante dois dias, o programa Radar Anticorrupção, do Ministério da Infraestrutura (MInfra), apresentou boas práticas de governança e prevenção à corrupção na Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Entre ontem (5) e esta quarta-feira (6), a Subsecretaria de Conformidade e Integridade verificou resultados, avaliou a eficiência da gestão e apresentou medidas para enfrentar riscos de fraude.

 

“O Radar Anticorrupção é um importante instrumento para reforçarmos a política de governança do Ministério da Infraestrutura em todos os órgãos vinculados. Mostramos que a conformidade com as normas e a integridade na gestão só trazem benefícios para o Estado, servidores e toda a sociedade”, afirmou a subsecretária de Conformidade e Integridade, Fernanda Oliveira.

 

Participaram das ações do Radar nestes dois dias representantes das áreas de Controle Interno; Corregedoria; Ouvidoria (OUV); subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração e de Tecnologia da Informação (SGETI); e Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias.

 

Integridade

O Radar Anticorrupção é realizado pelo MInfra, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal (PF). O programa tem o objetivo de aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção.

 

Criada em 2019, a Subsecretaria de Conformidade e Integridade ao todo já tratou 732 denúncias e 949 análises de integridade. De lá para cá, foram analisados mais de 2 mil processos relacionados à temática no âmbito do MInfra, sendo que, quando há indícios de procedência de irregularidade, o caso é encaminhado à apreciação de órgãos de controle externo e entidades parceiras para o devido aprofundamento da apuração.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais