Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Yara quer fornecer amônia ‘verde’ para indústria naval até 2024

Fonte: Valor Econômico (05 de abril de 2022)

Planta da Yara em Porsgrunn, na Noruega — Foto: Wikimedia Commons

 

A norueguesa Yara, uma das maiores fornecedoras de amônia e de fertilizantes do mundo, encomendou 15 terminais flutuantes de armazenagem e abastecimento de amônia “verde” para navios. Segundo a companhia, o contrato foi celebrado com a também norueguesa Azane Fuel Solutions, que ainda vai projetar e construir as estruturas.

 

Com o acordo, a Yara espera entregar amônia “verde” para navios na Escandinávia até 2024. “A colaboração entre a Azane e a Yara é um marco importante na descarbonização do transporte marítimo, aproveitando as extensas capacidades de produção e logística global da Yara Clean Ammonia”, diz Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da divisão, em nota.

 

“A Yara está entusiasmada por operar os primeiros terminais operacionais de combustível [à base] de amônia do mundo”, continua.

 

A Yara está investindo em um projeto de produção de amônia verde em sua unidade localizada na península de Heroya, em Porsgrunn, município ao sul do território norueguês. O produto servirá como matéria-prima para adubos e combustíveis para indústria naval.

 

A amônia — que, entre outros usos, serve para a fabricação de nutrientes agrícolas como ureia e nitrato de amônio —, tradicionalmente é obtida a partir de um processo que consome muita energia e gera grandes volumes de gases causadores do efeito estufa. A tecnologia da “amônia verde” permite obter o insumo a partir do hidrogênio da água, com uso de energia limpa.

 

O governo norueguês tem oferecido subsídios às indústrias locais para elas desenvolverem projetos que reduzam ou eliminem a emissão de gás carbônico em seus processos.