SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto Organizado de Porto Velho tem prazo estendido para regularizar o alfandegamento

Porto Organizado de Porto Velho tem prazo estendido para regularizar o alfandegamento


Fonte: G1 (5 de abril de 2022 )
Porto Organizado de Porto Velho — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

 

O prazo para regularização do alfandegamento do Porto Organizado de Porto Velho foi estendido para 90 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4). O Porto está localizado no bairro Balsa, na capital.

 

O caso começou no dia 3 de março quando a Delegacia da Receita Federal do Brasil emitiu uma sanção administrativa contra o Porto devido à “reincidência no descumprimento de requisitos de alfandegamento”. Inicialmente o local tinha 30 dias para regularizar a situação.

 

Esse primeiro prazo acabaria no dia 2 de abril, mas foi alterado e agora a efetiva execução da suspensão terá início em julho de 2022.

 

Entre as adequações que o Porto precisa fazer estão: instalação de câmeras de monitoramento, controle de segurança de entrada e saída de pessoas do local e ainda questões de ordem fiscal.

 

Se o Porto não regularizar a situação da alfândega terá a suspensão das atividades de:

  • Movimentação, armazenagem e despacho de mercadorias,
  • Atracação e desatracação de embarcações do exterior ou a ele destinadas e, ainda,
  • O recebimento de cargas contendo mercadorias importadas ou destinadas à exportação.

 

Manter o alfandegamento em Porto Velho é importante para o setor econômico do estado. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), ele melhora a competitividade das indústrias, pois está ligado diretamente à importação e exportação da produção de Rondônia destinada ao mercado exterior.

 

Ao g1 a diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) informou, em nota, que a prorrogação do prazo foi resultado de tratativas junto à Receita Federal para poder atender às exigências que constam na notificação.

 

“Já houve avanços na construção dos alambrados e os equipamentos de biometria e monitoramento de câmeras estão em vias de instalação. Até o final do mês de abril o porto fará simulações da dinâmica que a Receita pede para atender as premissas da notificação. Tais ações desempenhadas visam realizar, em tempo célere, as adequações necessárias. Já as obras do novo armazém alfandegado estão seguindo o caminho natural e juridicamente necessário a um processo licitatório”, consta na nota.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais