Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Docas do Ceará e Tregran assinam contrato de arrendamento do MUC01

Fonte: Portos e Navios (05 de abril de 2022)

Foto: Divulgação / Portos e Navios

 

A Companhia Docas do Ceará e a Tergran (Terminais de Grãos de Fortaleza Ltda.) assinaram na sexta-feira (1) o contrato de arrendamento do Terminal de Granel Sólido Vegetal do Porto de Fortaleza, o MUC01. O terminal ocupa uma área total de seis mil metros quadrados, com capacidade de escoamento da produção de até 769 mil toneladas, com a previsão de investimentos de R$ 50 milhões.

 

Destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de cargas — com destaque para o trigo —, o Terminal de Granel Sólido Vegetal do Porto de Fortaleza liderou o ranking deste tipo de carga entre os portos do país no ano de 2020, com a importação principalmente da Argentina, Estados Unidos e Canadá. O montante representou 17,8% do trigo movimentado no país. Já no ano passado, foram descarregadas 1.121.196,449 toneladas de trigo a granel, com média de 23.358,259 toneladas por navio, por meio de 48 operações portuárias.

 

A Tergran atua no Porto de Fortaleza desde maio de 1997, onde já movimenta com exclusividade no A-2 todo o trigo importado pelos três moinhos cearenses (M. Dias Branco, Grande Moinho Cearense e J. Macêdo). Trata-se de uma parceria antiga entre os moinhos J. Macêdo (opera desde setembro de 1939), Grande Moinho Cearense (opera desde junho de 1959) e o M. Dias Branco (opera desde dezembro de 1992). A partir de agora, com o arrendamento do MUC01, passa a administrar as duas áreas.

 

“Este é um momento muito importante para a Companhia Docas do Ceará que, após a conclusão das obrigações pré-contratuais pela Tergran em janeiro último, avança hoje com a assinatura do contrato desta concessão por 25 anos. Estimamos que movimentação de cargas no Porto de Fortaleza deve dobrar até 2050, com crescimento de todas as cargas atualmente movimentadas como o trigo, que deve crescer 50%”, disse a presidente da Docas do Ceará, Mayhara Chaves.