SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos do RS movimentam carga recorde no 1º bimestre de 2022, diz superintendência

Portos do RS movimentam carga recorde no 1º bimestre de 2022, diz superintendência


Fonte: G1 (29 de março de 2022 )
Porto de Rio Grande está entre os três mais importantes do país — Foto: Portos RS/Divulgação

 

Os portos do Rio Grande do Sul movimentaram 6.233.998 toneladas de carga em janeiro e fevereiro de 2022, segundo a Portos RS, superintendência que opera o sistema no estado. O valor é o recorde para o período, 21,6% maior que os 5,1 milhões de toneladas transportados em 2018.

 

A maior movimentação foi registrada no Porto de Rio Grande, no Sul do estado. O terminal se divide em uma área pública, além de pontos arrendados a empresas como a Petrobras, estaleiros e terminais de uso privado (TUP). Foram 6,2 milhões de toneladas no bimestre.

 

O Porto de Pelotas, também na Zona Sul, e o de Porto Alegre movimentaram 96,6 mil e 208,2 mil toneladas em janeiro e fevereiro.

 

A produção agropecuária foi o destaque na movimentação dos portos. O fluxo de soja subiu quase 396%, enquanto o de trigo aumentou 139%. O cloreto de potássio, que é um fertilizante, teve alta de 135%. O arroz vem na sequência, com uma movimentação quase 100% maior.

 

As importações que ingressam no Porto de Rio Grande vêm, na maioria, da Argentina, da Lituânia e dos Estados Unidos. A Rússia, cujo mercado é afetado pela guerra movida pelo país contra a Ucrânia, é o quinto mercado do terminal.

 

O mercado asiático é o principal destino das cargas que saem do Porto de Rio Grande, com presença destacada da China e da Arábia Saudita.

 


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais