Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião visitam navio que combate crimes ambientais

Fonte: Prefeitura de São Sebastião (29 de março de 2022)

Crédito: Iuri Cunha | PMSS

 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu esta semana, três dias de visitação exclusiva ao Navio Ocean Warrior, onde alunos da rede pública de ensino puderam participar de apresentações audiovisuais, rodas de conversa com oficiais da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante, e aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente enquanto exploravam o interior do navio da Sea Shepherd.

 

A programação contou com a visita de turmas de anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º ano). O navio recebeu por dia, 100 estudantes, sendo permitida a entrada de 40 alunos no período da manhã e 60 no período da tarde, totalizando aproximadamente 300 alunos que tiveram a oportunidade de passar por esta experiência marítima.

 

Ao todo, dez escolas da rede municipal participaram da visitação. São elas, E.M. Prof.ª Luiza Helena de Barros (Barequeçaba), E.M. Prof.ª Patrícia Viviani Santana (Topolândia), E.M. Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano (Enseada), E.M. Prof. Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro (Pontal da Cruz), EM Prof. Dr José Machado Rosa (Vila Amélia), EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt (Barra do Una), EM Prof. Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga), EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza (Maresias) e EM Henrique Botelho (Vila Amélia).

 

Ocean Warrior
Em uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo, e a Sea Shepherd, o navio Ocean Warrior veio do Uruguai, onde esteve em missão de monitoramento de águas na América do Sul, e chegou ao Brasil pela primeira vez, atracando no Porto de São Sebastião em 13 de março.

 

Com bandeira da Holanda, a embarcação possui 50 metros de comprimento e nove metros de largura. Sob seu comando está a capitã Mar Casariego, espanhola de 29 anos.

 

O Ocean Warrior tem a missão de averiguar denúncias e fiscalizar a pesca ilegal, combater a matança de baleias e golfinhos por bycatch (pela captura de forma acidental, durante a pesca), entre outras ações de proteção aos oceanos.

 

A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977, pelo capitão e ambientalista Paul Watson, para agir no combate a crimes ambientais nos oceanos e áreas costeiras.

 

Ao longo dos anos, a organização tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo que já aconteceram em diversos países, tais como, Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.

 

#PraTodosVerem: fotos da visitação ao Ocean Warrior realizada pelos alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião. Fim da descrição.

 

*Com supervisão de Raquel Luciano