SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto do Itaqui é certificado como membro da Associação Americana de Autoridades Portuárias

Porto do Itaqui é certificado como membro da Associação Americana de Autoridades Portuárias


Fonte: O Maranhense (28 de março de 2022 )
Foto: Divulgação / O Maranhense

 

O Porto do Itaqui foi certificado, neste mês, como membro da AAPA – Associação Americana de Autoridades Portuárias, instituição internacional que representa os portos públicos dos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Caribe. Como membro, o porto público do Maranhão se beneficia dos extensos programas de capacitação da AAPA, desenvolvimento profissional, eventos anuais – como a Conferência da Primavera e a Convenção Anual – e das iniciativas de pesquisa, comunicação e conscientização pública da Associação.

 

“Foi uma honra para nós receber o convite para fazer parte do seleto grupo de portos membros da AAPA, instituição que fomenta o desenvolvimento portuário com formação, conexões e integração entre os portos. Vemos possibilidades de crescimento com o intercâmbio, inclusive atração de novos negócios para o porto público do Maranhão”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

 

A missão da AAPA é promover os interesses comuns da comunidade portuária e fomentar a liderança nas áreas do comércio, transporte, meio ambiente e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento portuário e suas operações.

 

Na qualidade de escola de liderança portuária, a instituição forma profissionais e executivos marítimos, preparando-os de acordo com as tendências do setor em busca de novas perspectivas. De acordo com a sua política de atuação, a AAPA “trabalha com seus membros para amplificar as principais mensagens da indústria e conduz educação pública e formuladora de políticas vitais que apoia o papel e o valor essenciais dos portos no hemisfério ocidental”.

 

Em 2021, o Porto do Itaqui participou da 29ª edição do Congresso Latino-americano de Portos, realizado pela AAPA em Cartagena, na Colômbia. O encontro reuniu autoridades portuárias para debater projetos atuais e futuros. Na ocasião, Ted Lago falou sobre resultados e potencialidades e apresentou o Porto do Itaqui Labs, programa de inovação do porto público maranhense durante um painel exclusivo para lideranças brasileiras.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais