Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Empresa que irá operar celulose no Porto vai equipar Parque Tecnológico

Fonte: Santaportal (28 de março de 2022)

Foto: Divulgação / Santaportal

 

A Bracell Celulose, que vai operar no Porto de Santos, assinou, nesta sexta-feira (25), um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadores e/ou Compensatórias com a Prefeitura de Santos. A empresa vai investir R$ 3,9 milhões em melhorias no Parque Tecnológico da cidade, em contrapartida pela ampliação das operações portuárias.

 

O terminal próprio da empresa fica no cais público do Macuco, e já está em construção, com previsão para entrega em junho de 2023. O impacto dessas obras motivou a companhia a realizar o investimento na cidade. A contrapartida foi definida a partir do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

 

“Todo investimento da empresa precisa preceder de cinco grandes pilares: tem que ser bom para a comunidade, para o País, para o clima e para o cliente e, consequentemente, isso será bom para a companhia. Então, termos essa contribuição para a comunidade santista torna-se uma das nossas principais ações dentro do pilar da comunidade. A gente acredita muito nesse processo”, explica o diretor de Logística da Bracell, Alberto Pagano Gil.

 

Por isso, o compromisso foi firmado na tarde desta sexta-feira, no Paço Municipal. Entre as melhorias planejadas estão a climatização, mobiliário, iluminação, instalação da parte elétrica, equipamentos de informática, montagem de sala de refeitório, entre outros equipamentos.

 

“Vamos expandir a ocupação para outros andares do prédio. A ideia é atender mais a população com um número maior de contratos de incubação, de programas residentes, de startups ou empresas já integradas que venham com seu braço de tecnologia para integrar esse ambiente. Tudo isso trará mais oportunidades para a cidade”, afirma o diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Rogério Vilani.

 

De acordo com o prefeito, Rogério Santos, as melhorias vão permitir o fortalecimento da cadeia de empreendedorismo, geração de emprego, além de garantir que haja desenvolvimento de tecnologia de ponta na cidade.

 

“Meio ambiente, logística e tecnologia são assuntos importantes para a cidade e essa política do Parque Tecnológico de ser o hub, o local organizador dessa cadeia de inovação, é muito importante para nós. Essa parceria com a Bracell possibilita mais um passo importante nesse sentido”, afirma.

 

O Parque Tecnológico fica localizado na Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova. Os interessados em se candidatar a integrá-lo devem enviar e-mail para secretaria@fpts.org.br

 

Bracell

A Bracell opera no Brasil desde 2003, e tem escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A empresa é uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, e baseia suas operações no cultivo sustentável de eucalipto e fábricas de última geração.

 

Com capacidade instalada para produzir 750.000 toneladas de celulose por ano, suas atividades empregam quase sete mil pessoas nos dois estados onde atua.

 

O terminal de Santos tem previsão para começar a operar em 2023, mas enquanto as obras seguem em execução, a produção da companhia é escoada pelo Terminal STS14A, arrematado em leilão realizado em agosto de 2020. Até este mês, a empresa celebra a marca de um milhão de toneladas já embarcadas pelo Porto de Santos.