Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Contrato para iniciar dragagem do Porto de Cabedelo será assinado na próxima terça

Fonte: Jornal da Paraíba (24 de março de 2022)

Canal do Porto de Cabedelo. Foto: Docas-PB

 

O governador João Azevêdo (PSB) deve assinar, na próxima terça-feira (29), a ordem de serviço para dar início as obras de dragagem do Porto de Cabedelo, na Grande João Pessoa.

 

O serviço inclui o aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução, com investimentos que chegam a quase R$ 90 milhões, proveniente de recursos próprios do estado.

 

Com a obra, o porto passará a ter 11 metros de profundidade no canal de acesso, frente aos 9,14 metros atuais. Já a bacia de manobra (área de manobra dos navios no interior da área do complexo) terá 300 metros de largura.

 

Na prática, vai permitir que o Porto de Cabedelo fique apto a receber navios com maior tonelagem de cargas, ampliando naturalmente o seu potencial competitivo e a arrecadação para a economia paraibana.

 

Segundo explica Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), o porto recebe navios com até 210 metros de LOA (comprimento) e 40 metros de boca (largura), mas com uma limitação de 35 mil toneladas de carga embarcada.

 

Após a dragagem, o complexo marítimo receberá navios com a mesma extensão e  largura, contudo, com capacidade de adentrar o porto carregados com até 55 mil toneladas.

 

A obra será realizado pela DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada no último dia 7 de março. O trabalho deve começar no início junho e a previsão é que seja concluído em 4 meses, entre mobilização, execução e desmobilização.

 

Esse é um momento extremamente aguardado por nós, da Docas e pela sociedade como um todo. Estão sendo anos de trabalho intenso e agora veremos o Porto de Cabedelo escrevendo um capítulo novo e bastante promissor, graças ao investimento do governo do estado”, celebrou Gilmara.