SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Contrato para iniciar dragagem do Porto de Cabedelo será assinado na próxima terça

Contrato para iniciar dragagem do Porto de Cabedelo será assinado na próxima terça


Fonte: Jornal da Paraíba (24 de março de 2022 )
Canal do Porto de Cabedelo. Foto: Docas-PB

 

O governador João Azevêdo (PSB) deve assinar, na próxima terça-feira (29), a ordem de serviço para dar início as obras de dragagem do Porto de Cabedelo, na Grande João Pessoa.

 

O serviço inclui o aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução, com investimentos que chegam a quase R$ 90 milhões, proveniente de recursos próprios do estado.

 

Com a obra, o porto passará a ter 11 metros de profundidade no canal de acesso, frente aos 9,14 metros atuais. Já a bacia de manobra (área de manobra dos navios no interior da área do complexo) terá 300 metros de largura.

 

Na prática, vai permitir que o Porto de Cabedelo fique apto a receber navios com maior tonelagem de cargas, ampliando naturalmente o seu potencial competitivo e a arrecadação para a economia paraibana.

 

Segundo explica Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), o porto recebe navios com até 210 metros de LOA (comprimento) e 40 metros de boca (largura), mas com uma limitação de 35 mil toneladas de carga embarcada.

 

Após a dragagem, o complexo marítimo receberá navios com a mesma extensão e  largura, contudo, com capacidade de adentrar o porto carregados com até 55 mil toneladas.

 

A obra será realizado pela DTA Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada no último dia 7 de março. O trabalho deve começar no início junho e a previsão é que seja concluído em 4 meses, entre mobilização, execução e desmobilização.

 

Esse é um momento extremamente aguardado por nós, da Docas e pela sociedade como um todo. Estão sendo anos de trabalho intenso e agora veremos o Porto de Cabedelo escrevendo um capítulo novo e bastante promissor, graças ao investimento do governo do estado”, celebrou Gilmara.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais