SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Na Copersucar, o Dia da Água é sempre celebrado

Na Copersucar, o Dia da Água é sempre celebrado


Fonte: Copersucar (22 de março de 2022 )
Foto: Copersucar

 

O Dia da Água, celebrado em 22 de março, destaca a importância desse recurso para a vida no planeta. Na Copersucar, a Política de Sustentabilidade tem a preservação dos recursos hídricos como uma prioridade. A companhia e suas usinas sócias são comprometidas com o melhor aproveitamento da água, promovendo diversas iniciativas para evitar o desperdício desse bem tão precioso, mas limitado.

 

Segundo informações da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), desde 2010, as usinas   do Estado de São Paulo reduziram em 46% o consumo de água para o processamento industrial, em função de ações focadas na reutilização desse recurso. O total de água por tonelada de cana moída passou de 1,52 m3 na Safra 2010/2011 para 0,82 m3 na Safra 2020/2021.

 

Quando passamos a analisar os dados da Copersucar e das usinas cooperadas, considerando o indicador de captação de água, ou seja, o recurso que é retirado de rios ou subsolo, o volume passou de 133,7 milhões de m3 no Ano-Safra 2019/2020 para 114,6 milhões de m3 em 20/21, gerando uma redução de 14%. Do total consumido na última safra, 88,4% era predominantemente de fontes superficiais e 11,6%, da captação subterrânea. Destaca-se que não houve captação em área de estresse hídrico e todo o volume captado possuía concentração de sólidos totais dissolvidos inferior a um grama por litro.

 

Segundo o analista de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Copersucar, Giorgio Marcial Mendes do Nascimento, os resultados são reflexo dos investimentos em tecnologia, modernização e preservação. “Entre as principais melhorias, está o reaproveitamento de água nas usinas. Em algumas delas, foi implementado o circuito fechado de circulação de água, que reutiliza a água que seria descartada do processo industrial. Após passar por um sistema de resfriamento, a água retorna para o processo de produção. Um exemplo é a unidade de Nova Londrina da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que, entre 2017 e 2018,  reduziu em 44% o volume captado” explica.

 

Sistema Fechado de Torres de Resfriamento da unidade de Nova Londrina da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

 

Reaproveitamento

A Copersucar segue investindo em melhorias para aprimorar ainda mais a utilização dos recursos naturais. Merecem destaque as práticas adotadas pelas usinas que permitem a reutilização de água após o processo industrial. Os circuitos fechados ou semifechados de recirculação no processo industrial existentes em 18 usinas permitiram a reutilização de 875,6 milhões de m3 no Ano-Safra 20/21.

 

Outro ponto significativo de reutilização é a aplicação de águas residuárias na fertirrigação, prática adotada por 17 usinas, que somou 173,5 milhões de m3 de água reutilizada no último Ano-Safra. Nesse processo, a água é utilizada para irrigar as plantações, evitando perdas.

 

Para aproveitar melhor os recursos naturais, foi implantado em todos os terminais da Copersucar – em Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto – um sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento. A água passa pelos sistemas de drenagem e depois é armazenada em tanques, para ser utilizada em atividades de limpeza e jardinagem. O projeto teve início no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos, onde foram instaladas canaletas no telhado de um dos armazéns, que destinam a água para dois tanques. O sistema gera uma economia de 800 mil litros por ano.

 

Outra ideia simples, mas inovadora, é a técnica de reutilização de água dos aparelhos de ar-condicionado, desenvolvida por um colaborador do terminal de Ribeirão Preto. Em vez de ser descartado, o recurso é captado e armazenado para ser utilizado nas atividades de limpeza, contribuindo para reduzir o desperdício. A economia chega a 100 mil litros por ano.

 

Além disso, foi desenvolvido no TAC o Renova Água, que evita a perda da água utilizada na manutenção e nos treinamentos de combate a incêndio. Uma mangueira envia a água da manutenção dos dutos diretamente a um caminhão-tanque. Cerca de 96 mil litros são economizados por ano.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais