Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto do Açu anuncia novo pátio de armazenagem em parceria com o Grupo Minas Gusa

Fonte: Portos e Mercados (17 de março de 2022)

Para atender à crescente demanda do terminal, há planos para ampliação imediata da retroárea com construção de pátio de granéis, pátio dedicado para cargas gerais e pátio de contêineres, além de novos galpões permanentes dedicados para armazenagem – Foto: Divulgação / Portos e Mercados


 
O Porto do Açu anunciou nesta quarta-feira (16) que terá um novo pátio para armazenagem de granéis sólidos. A estrutura, com área de 35 mil m², será instalada pela Minas Gusa ao lado do Terminal Multicargas (T-Mult) com foco na importação de combustíveis sólidos para as indústrias siderúrgica e cimenteira.
 
A Minas Gusa ficará responsável pelo investimento e gestão do pátio, com a operação portuária sendo realizada pelo T-Mult no modelo de descarga direta. O contrato prevê a movimentação de 300 mil toneladas/ano pelos próximos dez anos e a expectativa é de que o pátio entre em operação no primeiro semestre de 2023.
 

“Além das importações de combustíveis sólidos, a estrutura também possui potencial para a exportação de minério de ferro e produtos semiacabados, como a ferro gusa, otimizando a eficiência do fluxo logístico no futuro. Esse contrato já demonstra o potencial do Açu e a necessidade de expansão do T-MULT, por conta do aumento de clientes que buscam um terminal sem filas e eficiente”, explica João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu.