SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Cerca de 2,4 mil empresas no Brasil dependem de fornecedores de Rússia e Ucrânia

Cerca de 2,4 mil empresas no Brasil dependem de fornecedores de Rússia e Ucrânia


Fonte: FORBES (17 de março de 2022 )
Cerca de 2,4 mil empresas que dependem de fornecedores russos e ucranianos estão sediadas no Brasil – Foto: Yilei Sun/Reuters

 

Cerca de 2,4 mil empresas que dependem de fornecedores russos e ucranianos estão sediadas no Brasil, segundo levantamento da firma de informações comerciais CIAL Dun & Bradstreet.

 

De acordo com o relatório, das 374 mil empresas em todo o mundo que dependem de fornecedores russos, 0,4% estão sediadas no Brasil, ou 1.496 empresas. O país também abriga 964 companhias que dependem de fornecedores ucranianos.

 

Ainda segundo o estudo, há pelo menos 390 empresas no mundo com fornecedores críticos – aqueles que fornecem bens e serviços de pelo menos 100 mil dólares e respondem por mais de 5% dos recebíveis- na Rússia. Elas estão principalmente sediadas em EUA, China, Índia, Japão e Emirados Árabes Unidos.

 

Além disso, existem pelo menos 210 empresas com fornecedores críticos na Ucrânia. Os cinco principais países com maior exposição são os EUA, México, China, Brasil e Canadá.

 

Embora a Rússia represente apenas 1,9% do valor global de exportação de mercadorias –Ucrânia (0,3%)- ambos são os maiores exportadores mundiais de mercadorias específicas, diz a Cial.

 

Juntos, respondem por 59% das exportações globais de óleo de girassol, 36% das exportações globais de ferro ou aço não ligado e 26% das exportações globais de trigo.

 

O relatório aponta ainda que alguns países podem ser fornecedores alternativos de alguns produtos, em caso de interrupção das vendas por parte de Rússia e Ucrânia. O Brasil, inclusive, pode ser um fornecedor alternativo na exportação de milho, ferro, aço e minério de ferro.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais