SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos e Ilhas Marshall buscam estreitar relações em diversas áreas

Santos e Ilhas Marshall buscam estreitar relações em diversas áreas


Fonte: Prefeitura de Santos (15 de março de 2022 )
Vice-prefeita e a cônsul Paula Furfaro conversam sobre possível intercâmbio – Fotos: Carlos Nogueira

 

Estreitar relações entre Santos e a República das Ilhas Marshall. Este foi o motivo da visita da cônsul geral Paula Furfaro ao Município nesta segunda-feira (14). Ela foi recebida pela vice-prefeita Renata Bravo. A cônsul explicou que o pequeno país no meio do Pacífico, com cerca de 55 mil habitantes, assim como Santos, tem como maior referência o setor portuário, por isso o interesse em abrir canais de conversação.

 

Atualmente, mais de dez navios de bandeira marshallesa, principalmente tanqueiros, atracam no Porto de Santos todas as semanas. O Brasil passou a exportar petróleo para as Ilhas Marshall em 2018, obtendo um crescimento de 69% em 2019. A venda da commodity representa US$ 198,4 milhões na balança comercial brasileira.

 

“Hoje o principal ponto entre as Ilhas Marshall e o Brasil é Santos por causa do número de navios que atracam aqui. Não temos em outras cidades, empresas ou cidadãos marshalleses vindo visitar tanto o Brasil como acontece no Porto de Santos, que acolhe os nossos navios aqui”.

 

Formada em Administração Pública e Pedagogia, a cônsul apontou ainda as áreas da Cultura e Educação como pontos de destaque. Uma das ideias, nesse caso, seria criar um intercâmbio, levando professores da rede municipal santista para ensinar português a alunos da ilha que tenham interesse em estudar no Brasil.

 

“A cônsul faz uma proposta de um intercâmbio, não só cultural como educacional, que tem condições plenas de ser riquíssima para nossa rede de ensino”, avalia a vice-prefeita.

Segundo ela, Santos ficará de portas abertas a todas as ofertas vindas do governo da República das Ilhas Marshall.

 

“Mesmo sendo um país muito pequeno, há dez navios de bandeiras no nosso porto, e exclusivamente pela questão do petróleo, então isso tem valor comercial importante que precisa ser melhor explorado para outras áreas também. É o início de uma conversa longa e que dá para a gente plantar uma sementinha para colher bons frutos”.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais