SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   São Sebastião recebe navio de proteção ambiental Ocean Warrior

São Sebastião recebe navio de proteção ambiental Ocean Warrior


Fonte: Prefeitura de São Sebastião (14 de março de 2022 )
Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Sebastião

 

O município de São Sebastião ganha mais um presente de aniversário nos seus 386 anos de emancipação político-administrativa, celebrado em 16 de março. Numa parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e a Sea Shepherd, pela primeira vez no Brasil, o navio Ocean Warrior atraca no Porto de São Sebastião, neste domingo (13) para manutenção e em breve, visitação pública.

 

A embarcação, uma das dez da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo, ficará no Brasil por um mês. De acordo com a ong, o barco que protege baleias e outros animais marinhos foi adquirido para patrulha à pesca ilegal no Hemisfério Sul, e é registrado em Amsterdã, capital da Holanda, possuindo 50 metros de comprimento e nove metros de largura.

 

Entre as ações realizadas estão a fiscalização de pesca ilegal; denúncia de pesca predatória; matança de baleias e golfinhos por bycatch, ou seja, capturados, de forma acidental, durante a pesca, entre outras ações de proteção aos oceanos. Ao longo dos anos, a Sea Shepherd tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo que já aconteceram em diversos países, tais como, Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.

 

Os voluntários sebastianenses em terra vão recepcionar os visitantes na doca e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior, com tradução simultânea. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19. As visitações serão fechadas para escolas públicas da rede municipal de ensino.

 

Mulher no comando

Este mês, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o navio, além da conscientização ecológica e atividades educativas, traz outra bandeira: uma mulher no comando.

 

O Ocean Warrior, vindo do Uruguai, onde esteve numa missão de monitoramento de águas na América do Sul é administrado pela capitã Mar Casariego, espanhola de 29 anos. “Trabalho para uma indústria que, infelizmente, emprega somente entre 2% e 3% de mulheres, por isso é importante dar visibilidade à questão e garantir que dentro de alguns anos, não seja mais novidade ter uma capitã ao comando de um navio”, declarou Casariego.

 

Sea Shepherd

A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977 pelo capitão e ambientalista Paul Watson para agir de maneira direta no combate a crimes ambientais nos oceanos e áreas costeiras.

 

Os dias e horários de visitações serão divulgados brevemente.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais