SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Em Santos (SP), ministro do Turismo é homenageado pela volta dos cruzeiros marítimos

Em Santos (SP), ministro do Turismo é homenageado pela volta dos cruzeiros marítimos


Fonte: Ministério do Turismo (14 de março de 2022 )
Ministro do Turismo recebe homenagem por esforços para a retomada dos cruzeiros no país. Crédito: Roberto Castro/MTur

 

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi homenageado nesta quinta-feira (10.03), em Santos (SP), pelo empenho no processo de retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil. O encontro, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da cidade, contou com a presença do presidente da Embratur, Carlos Brito; do presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz; do assessor especial da Presidência da República, Mosart Aragão; e de representantes do trade e das empresas que operam cruzeiros.

 

Durante a passagem pelo Porto de Santos, o ministro do Turismo e sua comitiva foram aplaudidos pelos funcionários do local, que colocaram faixas pelo prédio agradecendo os esforços pela volta dos cruzeiros e a manutenção de centenas de empregos na Baixada Santista e de milhares de postos de trabalho por todo o Brasil. Ao final da reunião, o ministro Gilson Machado Neto e o presidente da Embratur, Carlos Brito, foram homenageados com placas pela colaboração com o setor.

 

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a união de todos do setor para que a atividade de cruzeiros pudesse voltar. “Com a articulação do Marco (Ferraz), com a articulação do presidente Bolsonaro, a gente conseguiu com que a temporada de navios fosse, primeiro, prorrogada, e depois reescalonada para voltar no dia cinco (de março)”, declarou. “O Brasil tem capacidade de ter cruzeiros o ano todo e está se estruturando para isso. Nós estamos deixando os portos prontos e estamos aqui para ser parceiro de todos os senhores”, concluiu.

 

 

Para o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, a ajuda do governo foi fundamental para a retomada dos cruzeiros “de forma segura, colocando as pessoas em primeiro lugar, saúde, segurança e meio ambiente”. Para ele, ter uma temporada permanente no país é um objetivo da entidade. “Como o ministro fala, a gente quer ter navio o ano todo. É um sonho de consumo. A gente vai chegar a esse momento e o ministro sempre está de portas abertas para ajudar”, disse, citando que alguns ajustes na legislação precisam ser realizados.

 

O assessor especial da Presidência da República, Mosart Aragão, elogiou o empenho do ministro Gilson Machado Neto e da equipe de ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro que, segundo ele, é um time altamente técnico. “Daqui a 30 anos todos vão lembrar do melhor ministro do Turismo que o Brasil já teve, que é o Gilson Machado Neto. O que ele está fazendo pelo país é um trabalho que nunca outro fez”, afirmou.

 

CRUZEIROS – Diante de uma nova avaliação do cenário epidemiológico de Covid-19 no país, o Ministério da Saúde autorizou a continuidade da temporada de cruzeiros no Brasil. Assim, até o dia 18 de abril, quatro navios percorrerão 19 roteiros que passarão por oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, entre eles Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.

 

Os protocolos de saúde para cruzeiros foram revistos e o Ministério da Saúde publicou uma nova portaria, com ajustes necessários, de acordo com o atual cenário epidemiológico do Brasil. Para saber mais acesse as portarias GM/MS Nº 413, de 25 de fevereiro de 2022 e nº 418, de 2 de março de 2022.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais