SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Argentina suspende exportação de farelo e óleo de soja

Argentina suspende exportação de farelo e óleo de soja


Fonte: Valor Econômico (14 de março de 2022 )
Navio no porto de Rosario, na Argentina — Foto: Diego Giudice/Bloomberg

 

A Argentina suspendeu temporariamente, deste ontem, o registro oficial de novas exportações de óleo e de farelo de soja, produtos que têm o país como maior fornecedor mundial. A indústria interpretou a medida como um passo para um possível aumento da taxa dos direitos de exportação cobrada pelo Estado, conhecida como “retenciones”.

 

A medida, imposta pela Subsecretaria de Mercados Agropecuários e publicada no site do Ministério da Agricultura da Argentina, estabeleceu que o Registro de Declarações Juramentadas de Venda ao Exterior está suspenso “até segunda ordem” nos casos do farelo e do óleo de soja. Esse registro é obrigatório para qualquer embarque.

 

A Câmara da Indústria de Óleos da Argentina (Ciara) criticou a medida adotada pelo Governo de Alberto Fernández e disse, no Twitter, que a suspensão temporária desses registro está relacionada à decisão do Ministro da Economia, Martín Guzmán, de “aumentar em dois pontos” as “retenciones para o complexo agroindustrial”.

 

Atualmente, as retenciones sobre farelo e óleo de soja são de 31%, enquanto a soja em grão paga 33%.

 

Para a Ciara, um aumento nas tarifas de exportação seria “totalmente contrário ao interesse exportador da Argentina”. “Além de ilegal, vai afetar a renda de divisas e o emprego na área agroindustrial”, disse a entidade empresarial na rede social.

 

A Argentina é responsável por 52% do comércio mundial de óleo de soja e por 35% dos embarques de farelo. Juntos, os embarques dois dois produtos superaram US$ 20 bilhões em 2021.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais