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Santos Brasil mantém plano de expansão, diz diretor


Fonte: Valor Econômico (11 de março de 2022 )

A Santos Brasil segue focada em seu plano de expansão e estuda participar de leilões no Porto de Santos, afirma Daniel Dorea, diretor financeiro do grupo. Neste momento, a operadora portuária analisa a concessão do terminal de grãos, o STS11, que será licitado em 30 de março – porém, ainda não há decisão final sobre a participação. Outros ativos em análise, cujos processos estão em fase menos avançada, são um terminal de contêineres em Santos (STS10), e a desestatização da Santos Port Authority (SPA).

 

Na noite de quarta-feira (9), a empresa anunciou um programa de recompra de ações. O executivo afirma que o movimento não muda a estratégia de crescimento. “O mercado de capitais está muito volátil. Se o desconto na ação for excessivo em relação ao que consideramos justo, queremos ter a opção de aplicar nosso caixa de forma eficiente. Mas isso não não muda em nada o plano de expansão, que é prioridade.”

 

Ele diz que a companhia ainda possui um caixa robusto e muito espaço para contrair financiamentos, para fazer frente a possíveis novos projetos. O grupo encerrou 2021 com R$ 1,1 bilhão em posição de caixa e aplicações financeiras – descontando a dívida total, o caixa líquido é de R$ 671,4 milhões. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, terminou o ano ainda negativa, em -1,59 vezes.

 

A situação financeira confortável ainda é fruto da oferta subsequente de ações, realizada em setembro de 2020, na qual a empresa levantou R$ 790 milhões, com o plano de diversificar sua operação, muito concentrada em contêineres. Desde então, o grupo conquistou três terminais de granéis líquidos no Porto de Itaqui (MA) e tem feito investimentos em seus terminais de contêineres em Santos. A companhia também chegou a estudar um grande leilão de granéis líquidos em Santos (do STS08 e STS08A), mas acabou desistindo da concorrência.

 

A Santos Brasil tem registrado resultados bastante positivos, o que também amplia o fôlego para novos projetos.

 

No quarto trimestre de 2021, a companhia teve lucro líquido de R$ 113,8 milhões, um salto em relação aos R$ 14,3 milhões registrados no mesmo período de 2020. A receita líquida da companhia subiu 70,2% no período, e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) teve uma alta de 94,1%.

 

Para Dorea, o cenário positivo se mantém em 2022, mesmo com a pressão inflacionária. Ele afirma que os reajustes contratuais, firmados no ano passado com os clientes, trouxeram altas reais de preços, para além da inflação acumulada. “Nas negociações, conseguimos recompor os valores em um patamar superior, por isso, não haverá corrosão dos ganhos com o aumento de custos neste ano”, afirma.

 

Além disso, a previsão é que os volumes continuem em alta neste ano, embora em um patamar menor do que em 2021 – ano em que a movimentação cresceu 20,6%. “Esperamos um crescimento mais tímido, de até 5%. Esses fatores, somados a um bom mix de cargas, nos levam a acreditar que teremos uma expansão das margens neste ano”, diz ele.

 

A Santos Brasil também planeja iniciar sua operação de combustíveis no Porto de Itaqui (MA) ainda neste ano. A expectativa é que, no segundo semestre, dois dos três terminais conquistados já comecem a gerar receita, segundo o executivo.

 

A empresa conquistou os ativos – seus primeiros no segmento de granéis líquidos – em um leilão do governo federal, em abril de 2021. Dos três terminais, dois já eram operacionais e, por isso, entrarão em funcionamento mais rapidamente, antes do prazo previsto. O terceiro, ainda em construção, deverá ficar pronto até o fim de 2026.


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