SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portugal – Ministro das Infraestruturas defende que Atlântico tem que voltar a ser centro da globalização

Portugal – Ministro das Infraestruturas defende que Atlântico tem que voltar a ser centro da globalização


Fonte: Dinheiro Vivo (11 de março de 2022 )
Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas © Estela Silva/Lusa

 

O ministro das Infraestruturas defendeu hoje, em Lisboa, que o oceano Atlântico tem que voltar a ser o centro da globalização, destacando o papel de Portugal e do Brasil neste processo.

 

“Temos que conseguir que o centro da globalização volte ao Atlântico”, afirmou Pedro Nuno Santos, que falava na assinatura do protocolo entre a Associação de Portos de Portugal (APP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários do Brasil (ANTAQ), em Lisboa.

 

Para o governante, o Brasil, como uma das maiores economias do mundo, e Portugal, “que se fez no mar”, têm uma grande “responsabilidade e capacidade de dinamizar”.

 

Durante a sua intervenção na cerimónia, o ministro defendeu que Portugal tem na aviação, particularmente em Lisboa, um ‘hub’ na distribuição de passageiros do Atlântico, sobretudo, do Brasil.

 

Agora, o objetivo passa por conseguir que, por exemplo, o porto de Sines também possa ser o ‘hub’ de distribuição na Península Ibérica, Norte de África e Atlântico.

 

“Queremos que isto também seja importante para o Brasil, que possam olhar para os nossos portos como uma porta de entrada para aquilo que têm a oferecer ao mundo”, sublinhou.

 

Pedro Nuno Santos ressalvou que ainda há muito a fazer na relação entre Portugal e o Brasil, o que considerou “estranho”, tendo em conta que, “há décadas e décadas, que é dito que é preciso impulsionar esta relação”.

 

Presente na mesma sessão, o representante do Ministério das Infraestruturas do Brasil, Marcelo Sampaio, destacou a ligação entre os dois países, notando que um “potencial de parceria e avanço” em matéria de infraestruturas com o Estado português.

 

Marcelo Sampaio disse ainda que a Janela Única Logística “é uma grande lição”, acrescentando que pode ser estudada a possibilidade de Portugal e do Brasil criarem um sistema único neste âmbito.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais