SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ANTT realiza novo Encontro de Articulação Setorial de Transporte sobre Ferrovias

ANTT realiza novo Encontro de Articulação Setorial de Transporte sobre Ferrovias


Fonte: ANTT (9 de março de 2022 )
Os encontros promovem o intercâmbio entre a ANTT e entidades interessadas nas atividades da Agência – Foto: ANTT

 

Nesta terça-feira (8/3), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou mais um Encontro Setorial de Ferrovias, na sede da Agência em Brasília (DF). No encontro, três temas principais foram abordados: o Anuário Estatístico Ferroviário, que passou por aperfeiçoamentos e terá a edição de 2021 disponibilizada em breve; o andamento das comissões tripartites; e as atualizações nos processos de autorizações ferroviárias.

 

O Anuário Estatístico Ferroviário reúne informações sobre o desempenho das concessionárias de transporte ferroviário e, a partir deste ano, deve conter informações sobre a base de dados de locomotivas e vagões, incluindo ano de fabricação, propriedade e características físicas. Além disso, serão divulgados dados de fluxos de transporte, com informações detalhadas sobre as estações, o município, estado de origem e destino, distância do itinerário, grupo e subgrupo de mercadoria e total de carga movimenta na malha.

 

Já as comissões tripartites, que são responsáveis pela fiscalização periódica dos serviços regulados pela Agência, passaram por atualizações e estão, atualmente, em processo de seleção de novos integrantes. O objetivo é estar em conformidade com a Lei n°14.273 de 2021, que dispõe sobre a organização do transporte ferroviário, o uso da infraestrutura ferroviária, tipos de outorga para a exploração indireta de ferrovias em território nacional, operações urbanísticas a elas associadas e outras providências.

 

Além disso, a ANTT está elaborando documentos que disciplinarão o artigo 25 da Lei n°14.273 de 2021. O artigo determina que “O interessado em obter a autorização para a exploração de novas ferrovias, novos pátios e demais instalações acessórias pode requerê-la diretamente ao regulador ferroviário, a qualquer tempo, na forma da regulamentação”.  A intenção é dar continuidade ao trabalho já realizado pelo Ministério da Infraestrutura, em que a Agência atuou como interveniente nas outorgas de autorização celebradas.

 

Participaram da reunião, além das áreas técnicas da ANTT, representantes do Tribunal de Contas das União (TCU), da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais