SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos espanhóis começaram o ano em alta

Portos espanhóis começaram o ano em alta


Fonte: Transportes e Negócios (8 de março de 2022 )
O movimento de mercadorias nos portos espanhóis cresceu 9,4% em Janeiro. Melhor só mesmo em Janeiro de 2019.

 

Em Janeiro, os portos espanhóis movimentaram 45,6 milhões toneladas, mais 3,89 milhões, ou 9,4% que em janeiro de 2021. A Puertos del Estado destaca o segundo melhor arranque do ano de sempre, só superado por Janeiro de 2019.

 

Curiosamente, a carga contentorizada, a mais importante em volume, foi a única a registar um resultado negativo, com uma quebra homóloga de 4,4%, para 15,9 milhões de toneladas.

 

O tráfego de contentores recuou 1,97%, para 1,457 milhões de TEU. Valência ficou sobre a linha de água (+0,08%, 465 mil TEU), Algeciras cedeu 2,3% (395 mil) e Barcelona perdeu 3,9% (293 mil).

 

Os granéis sólidos, ao invés, registaram o maior crescimento homólogo (+26,2%), com um total de 8,2 milhões de toneladas movimentadas. A carga geral fraccionada avançou 19,2% para 6,2 milhões de toneladas, e os granéis líquidos subiram 14,9% até aos 15,2 milhões de toneladas.

 

Em termos globais, Barcelona teve o melhor comportamento entre os principais portos, com um aumento de 8,3% nos volumes movimentados, num total de 5,6 milhões de toneladas. Algeciras fez 8,5 milhões de toneladas (+6,1%) e Valência atingiu os 6,9 milhões (+2%).


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais