SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto de Savannah expandirá sua capacidade de contêineres em 60%, atingindo 9,5 milhões de TEUs em 2025

Porto de Savannah expandirá sua capacidade de contêineres em 60%, atingindo 9,5 milhões de TEUs em 2025


Fonte: Mundo Marítimo (4 de março de 2022 )
Enquanto isso, projetos em andamento adicionarão 1,7 milhão de TEUs de capacidade anual em quatro meses – Foto: Mundo Marítimo

 

O Porto de Savannah expandirá a capacidade de contêineres em 60%, elevando a capacidade anual do porto de 6 milhões de TEUs para 9,5 milhões de TEUs até 2025. Enquanto isso, os projetos em andamento adicionarão 1,7 milhão de TEUs de capacidade anual em quatro meses.

 

Além disso, o projeto Peak Capacity da Georgia Ports Authority (GPA) já adicionou 400.000 TEUs de espaço de movimentação de contêineres ao terminal de Garden City e abrirá espaço para outros 820.000 TEUs em junho. No mesmo mês, um novo pátio de contêineres localizado rio acima adicionará mais 500 mil TEUs de capacidade. Já o projeto Garden City Terminal West somará 1 milhão de TEUs em fases até 2024.

 

Somente no ano-calendário de 2021, o GPA movimentou um recorde de 5,6 milhões de TEUs, para uma expansão sem precedentes de quase um milhão de TEUs, ou 20%, em relação a 2020.

 

Soluções de logística

Griff Lynch, CEO da Georgia Port Authority, abordou uma série de soluções logísticas importantes, incluindo o papel de seis pátios de contêineres emergentes – adicionando 500.000 TEUs de espaço para contêineres anualmente – atuando como uma válvula de alívio da cadeia de suprimentos. 

 

Ele também discutiu a escassez de caminhões nos EUA e como Savannah reverteu a tendência ao contratar 80 novos motoristas por semana para atender o Garden City Terminal, ou um total de 1.200 novos motoristas e 370 novas empresas de transporte desde novembro. 

 

Lynch também detalhou o esforço de desenvolvimento da força de trabalho do GPA, o programa YES+. Agora, além de contratar novos graduados do ensino médio para trabalhar na manutenção e operação de contêineres, o GPA ampliou o programa para incluir oportunidades de carreira para jovens trabalhadores em outros departamentos.

 

“O aumento da demanda por nossos serviços é o motivo pelo qual aceleramos grandes expansões no Porto de Savannah”, disse o presidente do GPA, Joel Wooten. 

 

Ainda completa: “Os crescentes setores de manufatura, distribuição e varejo da Geórgia colocarão uma carga adicional no Porto de Savannah, impulsionando a necessidade de maior capacidade de manuseio de contêineres”.

 

O mercado de Savannah adicionou 603.869 metros quadrados de espaço industrial em 2021, para um total de 7,8 milhões, segundo a Colliers International. Savannah liderou o país em termos de absorção líquida total de estoque, portanto, a taxa de vacância é de 2,3%. Outros 1,5 milhão de metros quadrados estão em construção, elevando a capacidade acima de 9,2 milhões de metros quadrados para acomodar melhor os crescentes volumes de carga.

 

Espera-se que o nível sem precedentes de comércio cruzando as docas do GPA continue até 2022, disse Lynch.

 

E para garantir a capacidade de Savannah de lidar com esses volumes, o GPA está expandindo seu Berço 1, aumentando a capacidade do cais em 25%. Na primavera de 2023, o píer expandido permitirá que Savannah atenda simultaneamente quatro navios de 16.000 TEU, além de três navios adicionais. As reformas adicionarão uma capacidade estimada de atracação de 1,5 milhão de TEUs por ano.

 

Outra mudança para o GPA é o Projeto de Expansão do Porto de Savannah, que entrará em operação em março. O canal fluvial mais profundo permitirá que navios de mais de 16.000 TEUs assumam cargas mais pesadas e transitem pelo rio com maior flexibilidade de horários.

 

“Este projeto está sendo elaborado há mais de 20 anos”, disse Lynch.

 

 “Durante todo esse tempo, houve um forte apoio de várias administrações, da Assembleia Geral e de nossa delegação do Congresso. Temos uma dívida especial de gratidão com o falecido senador Johnny Isakson, que orientou nossos esforços de aprofundamento do porto através do processo do governo federal”


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais