SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes 2022 com 9% de aumento na movimentação

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes 2022 com 9% de aumento na movimentação


Fonte: Agência Porto (4 de março de 2022 )

O ano de 2022 iniciou com crescimento de 9% no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes no indicativo de tonelagem, quando comparado a janeiro de 2021. Durante o mês de janeiro foram movimentados 124.132 TEUs e 1.416.907 toneladas. No comparativo ao mesmo período de 2021, em que foram registrados 115.749 TEUs e 1.303.984 toneladas, esses números indicam um aumento de 7,25% na movimentação de TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

 

No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada), foram movimentados 30.145 TEU’s (7,25%), e 415.660 toneladas. Os números representam equilíbrio nas movimentações, se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, a movimentação de janeiro abriu 2022 de forma estável em relação ao mesmo período do ano passado:

 

“Apesar das circunstâncias que estamos enfrentando com relação ao 2º ano consecutivo de covid-19, e ao processo de desestatização, o Porto de Itajaí nos últimos anos vem demonstrando estabilidade no crescimento das operações. Iniciamos mais um ano com números positivos, cuja tendência é crescer ainda mais. Os números relacionados ao complexo, indicam que não somente o porto público vem crescendo, observamos que a movimentação em tonelagem de cargas também representa um aumento significativo. Esses índices evidenciam que o complexo portuário, assim como todo o complexo logístico e retroportuário, vem ao longo dos últimos anos, aderindo um forte desenvolvimento no município de Itajaí. Isso comprova a excelência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal, na qual, resulta também na geração de emprego e renda para Itajaí e região “, afirma Fábio.

 

Ao todo, durante o mês de janeiro, o Complexo Portuário registrou 89 atracações, sendo 21 delas realizadas na APM Terminals, 02 no Cais Comercial, 01 na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, 02 atracações no TUP Braskarne, 01 no TEPORTI, 01 no terminal Barra do Rio e 01 na Poly Terminais.

 

No Terminal PORTONAVE (Porto de Navegantes), a movimentação registrada durante o mês de janeiro somou 60 escalas, com 93.987 TEU’s e 1.048.696 toneladas, apontando um crescimento de 20% em TEU’S e 28% na tonelagem, em comparação ao mesmo período do ano anterior, em que foram movimentadas 78.470 TEU’s e 820.862 toneladas.

 

Todos os demais TUPs também apresentaram índices positivos no primeiro mês de 2022:

 

A Braskarne movimentou 3.466,432 toneladas em duas escalas; a Poly Terminais com movimentação de 3.969,612 toneladas em uma escala; a Barra do Rio com registro de 8.166,984 toneladas e uma escala; e o Teporti 50,969 toneladas e uma escala.

 

A exportação de cargas em toneladas no Porto de Itajaí representou porcentagem de 20,50%, durante o mês de janeiro.

 

Ainda no mês de janeiro, do total de 89 atracações realizadas no complexo portuário, 54 atracações ocorreram em frente a área da Bacia 01 (entre as margens direita/Porto de Itajaí e esquerda/Portonave no Rio Itajaí Açu), representando 60,67% das atracações realizadas, e 30 atracações na área da nova Bacia de Evolução (bacia 02 na Baía Afonso Wippel/Saco da Fazenda), representando 33,71% das manobras concretizadas. No último dia 20, deste mês de fevereiro, o Complexo Portuário atingiu a marca de 800 giros na área da nova bacia de evolução, o que representou um avanço continuo nas movimentações. A manobra foi registrada com o navio de bandeira da Libéria – UASC AL KHOR, de 299,99 metros de comprimento por 48,20 de largura, sua atracação ocorreu no terminal da Portonave (berço 03).

 

Mesmo sendo um início de ano estável nas movimentações, os números crescentes do Porto de Itajaí em relação aos últimos meses, indicam que neste primeiro semestre de 2022, de forma geral, tendem a ser favoráveis:

 

“Nos últimos anos, o porto de Itajaí vem conquistando diversas premiações voltadas ao meio ambiente, e áreas relacionadas a administração portuária, com base no seu crescimento operacional e na aplicação de investimentos que visam a melhoria do complexo. Cotidianamente, buscamos a evolução do nosso porto, com o intuito de permanecer com altos índices nas movimentações, e reconhecimento nacional e internacional, garantindo também o desenvolvimento do Município. Com base no sucesso das operações, não poderia deixar de evidenciar a dedicação de todos os servidores portuários que juntos, tornaram o Porto de Itajaí um grande exemplo para os demais portos”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais