SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Guerra na Ucrânia faz trigo atingir pico de 14 anos e milho ter máxima desde 2012

Guerra na Ucrânia faz trigo atingir pico de 14 anos e milho ter máxima desde 2012


Fonte: CNN Brasil (3 de março de 2022 )
Mercados estavam voláteis enquanto traders avaliavam quanto tempo o conflito Rússia-Ucrânia duraria e se isso prejudicaria o plantio de safras de primavera no hemisfério Norte – 31/01/2022REUTERS/Sergey Pivovarov

 

Os futuros de trigo negociados na bolsa de Chicago subiram para seu limite diário atingindo um pico de 14 anos nesta quarta-feira (2), com a guerra na Ucrânia levantando grandes preocupações sobre o fornecimento de grãos que estarão disponíveis na região do Mar Negro.

 

Os futuros de milho atingiram seu preço mais alto desde dezembro de 2012, quando o mercado estabeleceu um recorde histórico, antes de recuar. O óleo de soja recuou após atingir um recorde.

 

Os mercados estavam voláteis enquanto traders avaliavam quanto tempo o conflito Rússia-Ucrânia duraria e se isso prejudicaria o plantio de safras de primavera no hemisfério Norte.

 

“A batalha entre a Rússia e a Ucrânia levou ao fechamento dos portos do Mar Negro e eles provavelmente ficarão fechados por pelo menos 60 a 90 dias”, disse Tomm Pfitzenmaier, analista da Summit Commodity Brokerage em Iowa.

 

“Isso força o mercado a não exportar para fora dessa região até a primavera (do hemisfério Norte) e deixa o comércio incerto sobre como será a produção na Ucrânia em 2022.”

 

Rússia e Ucrânia respondem por cerca de 29% das exportações globais de trigo, 19% das exportações de milho e 80% das exportações de óleo de girassol, que concorre com o óleo de soja.

 

Na bolsa de Chicago, o trigo para maio terminou com o limite expandido de 75 centavos de dólar durante a sessão, 10,59 dólares o bushel, seu nível mais alto desde março de 2008. O mercado estabeleceu uma alta histórica de 12,1450 dólares em fevereiro de 2008.

 

Os contratos futuros do milho para maio atingiram o pico de 7,4775 dólares, o nível mais alto desde dezembro de 2012, antes de fechar 0,75 centavo mais baixo, a 7,25 dólares o bushel.

 

A soja para maio fechou em queda de 27 centavos de dólar a 16,63 dólares o bushel. O óleo de soja estabeleceu uma alta de 77,02 centavos de dólar por libra-peso antes de fechar 0,34 centavo mais baixo, em 75,87 centavos.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais