SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Terminal de contêineres indiano desvia navios devido a ataque de ransomware

Terminal de contêineres indiano desvia navios devido a ataque de ransomware


Fonte: The Maritime Executive (23 de fevereiro de 2022 )
O porto de Jawaharlal Nehru informou movimentar 5,6 milhões de TEU em 2021 nos cinco terminais de contêineres do porto perto de Mumbai (Jawaharlal Nehru Port Trust)

 

O único terminal de contêineres estatal e operado da Índia começou a rejeitar navios depois de sofrer o que se acredita ser um ataque de ransomware em seus sistemas de computador. Relatos da mídia indicam que o terminal descobriu o ataque em 21 de fevereiro e hoje começou a desviar navios para os outros terminais do complexo localizado perto de Mumbai.

 

O Jawaharlal Nehru Port Container Terminal é um dos cinco terminais de contêineres no maior porto de contêineres da Índia, Jawaharlal Nehru Port Trust, que responde por metade de todos os contêineres movimentados na Índia. Embora o terminal seja o menor do complexo portuário, a interrupção ocorre quando o governo está buscando ativamente a privatização da instalação. Os relatórios indicam que um total de 12 licitantes, incluindo os grandes operadores internacionais de terminais de contêineres, entraram em licitações para a privatização da operação. A falha de seu sistema de computador destaca reclamações na indústria de que os investimentos no terminal estão atrasados.

 

Relatos da mídia indiana indicaram que funcionários do terminal estavam trabalhando febrilmente durante todo o dia na segunda-feira tentando restaurar seus sistemas. No entanto, eles alertaram que teriam que começar a rejeitar navios a partir de terça-feira se os sistemas não tivessem sido restaurados.

 

O tráfego de contêineres no porto geral operado pelo Jawaharlal Nehru Port Trust aumentou mais de 25% em 2021, para mais de 5,6 milhões de TEUs. Os dois maiores terminais movimentaram pela primeira vez mais de um milhão de TEU no ano civil. Comissionado em 1989, o porto lidou com aproximadamente 55% do tráfego de contêineres da Índia em 2021.

 

O Jawaharlal Nehru Port Container Terminal foi o primeiro a abrir no porto e tem mais de 2.000 pés de espaço de doca. Ele pode lidar com mais de um milhão de contêineres anualmente. De acordo com alguns relatórios, o terminal está movimentando apenas cerca de 500.000 TEU anualmente, mas o governo quer que ele desempenhe um papel cada vez maior no porto à medida que crescem as operações gerais. O plano era adjudicar o contrato de privatização até julho de 2022.

 

Os quatro terminais operados de forma privada no porto estão operando normalmente e devem lidar com o tráfego programado para chegar ao terminal estatal.

 

Esta é a segunda vez em menos de um ano que um porto regional sofre um ataque de ransomware. Em julho de 2021, a Transnet, que opera o terminal de contêineres da África do Sul em Durban, também sofreu um ataque de ransomware que obrigou o porto a suspender grande parte de suas operações. A Transnet declarou força maior devido à gravidade do ataque, que também incluiu Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Ngqura, e interrompeu as operações por quase duas semanas.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais