SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Portos da Colômbia mobilizaram 168,6 milhões de toneladas em 2021

Portos da Colômbia mobilizaram 168,6 milhões de toneladas em 2021


Fonte: Mundo Marítimo (23 de fevereiro de 2022 )
Número representa aumento de 1,4% em relação a 2020, ano em que foram registradas 166,2 milhões de toneladas

A Colômbia movimentou 168,6 milhões de toneladas por seus portos, valor que representou uma recuperação de 1,4% em relação a 2020, primeiro ano da pandemia, quando registrou 166,2 milhões de toneladas, segundo a Superintendência de Transportes em seu relatório anual do setor portuário.

 

A região do Caribe, onde estão localizados os terminais de Cartagena, Ciénaga, Golfo de Morrosquillo, La Guajira, Santa Marta, Barranquilla, Turbo e San Andrés, foi a que acumulou o maior recorde com uma participação de 87,5% e um consolidado de 147,4 milhões de toneladas.

 

A região do Pacífico, onde estão localizados os portos de Buenaventura e Tumaco, representou 10,9% do total; enquanto a área portuária do Rio Magdalena (Barrancabermeja e Río Magdalena) participou com 1,6%.

 

“Em 2021 houve um crescimento em relação a 2020, mas uma queda em relação a 2019, principalmente devido a uma queda nas cargas de carvão e hidrocarbonetos, por exemplo, em Ciénaga. E deve-se levar em conta que a Prodeco, que é uma grande exportadora, também fechou”, disse Lucas Ariza, diretor da Associação dos Portos do Atlântico (Asoportuaria), à República.

 

Acrescentou que em termos de volume de carga, o carvão a granel foi a carga mais relevante nas estatísticas de tráfego portuário, registando um volume de 61 milhões de toneladas e uma quota de 36% do total mobilizado. Segue-se a carga líquida (27%), carga contentorizada (25%), carga a granel (9%) e outras cargas gerais (3%).

 

Em 2021, Cartagena será o porto com maior movimentação de carga, representando 26,9% da carga da Colômbia. Em particular, o Grupo Porto de Cartagena fechou com 3,3 milhões de contêineres mobilizados.

 

Sobre o desempenho de Barranquilla, Ariza comenta que se não fossem as limitações da minuta ocorrida no ano passado, o crescimento nesse setor poderia ter chegado a 25%.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais