Login
Associe-se
NOTÍCIAS

França proíbe importação de carne de animais tratados com antibiótico

Fonte: Informativo dos Portos (23 de fevereiro de 2022)

A França publicou um decreto na terça-feira, 22, que proíbe a importação de carne de animais tratados com antibióticos – uma prática proibida na agricultura na União Europeia desde 2006 -, em medida que afetaria principalmente o mercado de aves.
 
A França está antecipando uma medida de toda a UE que deveria entrar em vigor no final do mês passado, mas foi adiada por falta de legislação sobre verificações sanitárias, disse o Ministério da Agricultura em comunicado.
 
A proibição francesa entrará em vigor em 22 de abril, dando ao mercado dois meses para obter uma garantia de seus fornecedores de que a carne não vem de criação usando antibióticos, para que operadores tenham tempo de modificar sua cadeia de suprimentos, se necessário.
 
Ao administrar antibióticos quando os animais não estão doentes, as bactérias se acostumam com o remédio e gradualmente desenvolvem resistência, tornando os antibióticos menos eficazes quando realmente necessários, disse o ministério.
 
O setor das aves seria de longe o maior mercado afetado pela proibição, disse um funcionário do Ministério da Agricultura francês.
 
A UE importa principalmente aves do Brasil, Tailândia e Ucrânia. Não ficou claro imediatamente quanto das importações poderia ser afetada pela proibição.
 
Fonte: Reuters