SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   CODEBA registra segundo maior crescimento entre os Portos Públicos do Brasil

CODEBA registra segundo maior crescimento entre os Portos Públicos do Brasil


Fonte: CODEBA (23 de fevereiro de 2022 )
Foto: CODEBA

 

A Companhia das Docas do Estado da Bahia registrou crescimento percentual de 15,92%, em relação a 2020, na movimentação de cargas, o segundo maior entre as Companhias Docas do Brasil. Os dados foram divulgados no Anuário ANTAQ 2021, publicado este mês. A primeira colocada foi a Companhia das Docas do Espírito Santo (CODESA), com incremento de 18,27%.

 

“A posição conquistada no ranking nacional de desempenho dos Portos Públicos é resultado de um viés de crescimento estável nas movimentações, que tem se mantido, há 15 meses”, explicou o diretor-presidente da CODEBA, Carlos Autran Amaral.

 

Na lista, divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a CODEBA registrou desempenho superior ao da Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ (14,35%), da Companhia Docas Do Rio Grande do Norte – CODERN (7,32%), do Porto de Santos (-1,01%), da Companhia Docas do Ceará – CDC (-2,21%) e da Companhia Docas do Pará – CDP (-8,87%).

 

“Mesmo em tempos difíceis, os portos do Brasil vêm mostrando resiliência e surpreendendo. Hoje, vemos que o que era gargalo logístico se transformou em solução e isso é fruto de uma gestão técnica e eficiente, que tem conduzido as companhias docas com excelência. A CODEBA é exemplo disso e o crescimento exponencial na movimentação mostra que esse trabalho vem dando bons resultados”, destaca o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

 

No acumulado de 2021, o Porto de Salvador movimentou 5.665.376 toneladas, aumento de 9%, em relação a 2020, enquanto Aratu-Candeias e Ilhéus movimentaram, respectivamente, 7,3 milhões (+20,32%) e 464 mil (+44,24%).

 

Entre as cargas negociadas, as que mais se destacaram foram: soja e níquel (Porto de Ilhéus); nafta, combustíveis, fertilizantes e concentrado de cobre (Porto de Aratu-Candeias); celulose, carga de projeto e conteinerizadas (Porto de Salvador).


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais