SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Fiscais de grãos fazem greve na Argentina, mas impacto nos portos é reduzido

Fiscais de grãos fazem greve na Argentina, mas impacto nos portos é reduzido


Fonte: Moneytimes (22 de fevereiro de 2022 )
De acordo com a empresa de logística de cargas Agroentregas, 1.669 caminhões chegaram aos diferentes portos de grãos do país na segunda-feira, ante 2.201 registrados na sexta-feira (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

 

O sindicato argentino dos fiscais de grãos realiza uma greve de 24 horas nesta segunda-feira por uma reivindicação salarial, mas o movimento que prejudica algumas atividades de transporte não afeta as exportações, uma vez que os portos contam com estoques.

 

Ao envolver centros coletores não portuários, o protesto do grêmio Urgara –que reúne técnicos que analisam grãos armazenados em estoques e carregados em navios– reduziu o número de caminhões que levam grãos aos terminais fluviais e marítimos da Argentina, um dos maiores exportadores mundiais de alimentos.

 

No entanto, as agroexportadoras com fábricas nos portos do país têm reservas de grãos para operar por dias sem a chegada de novas mercadorias.

“Nos portos está tudo tranquilo, não há impacto da medida”, disse à Reuters Guillermo Wade, gerente da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas (CAPyM).

De acordo com a empresa de logística de cargas Agroentregas, 1.669 caminhões chegaram aos diferentes portos de grãos do país na segunda-feira, ante 2.201 registrados na sexta-feira.

“Há um forte cumprimento (da greve) nas importantes áreas dos armazéns de grãos. Continuaremos com a medida se não tivermos uma resposta”, disse Juan Carlos Peralta, secretário de imprensa de Urgara.

 

Os sindicalistas farão na tarde de segunda-feira uma reunião para decidir se continua ou não com a greve.

 

As medidas de Urgara às vezes causam interrupções no comércio internacional para a Argentina, o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja.

 

No momento, o protesto ocorre em um momento de baixas exportações agrícolas, já que a safra de trigo terminou em janeiro e as colheitas de soja e milho ainda vão demorar mais um tempo.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais