SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Itaqui Porto do Futuro: programa de pesquisa aplicada ao setor portuário

Itaqui Porto do Futuro: programa de pesquisa aplicada ao setor portuário


Fonte: Porto do Itaqui (21 de fevereiro de 2022 )
Foto: Porto do Itaqui

 

Com o objetivo de contribuir para o aumento de estudos e pesquisas aplicadas ao setor portuário e marítimo, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, responsável pela gestão do Porto do Itaqui, lançou nesta sexta (18), o Programa Porto do Futuro. Desenvolvido em parceria com a FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão. O programa inédito é uma porta de acesso para pesquisadores, principalmente em nível de mestrado e doutorado, aos desafios cotidianos de quem vive e movimenta um dos setores mais importantes do pais.

 

“Nosso Complexo Portuário já é o maior em movimentação de cargas do país e o Itaqui um dos principais portos brasileiros, considerando um hub em economia e logística. Temos também dois novos portos se instalando na Baía de São Marcos. Precisamos ver refletido na comunidade acadêmica local o interesse e a produção de conhecimentos sobre o setor marítimo e portuário”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

 

“Esse programa visa sobretudo atrair talentos e formar mão de obra especializada, gerando conhecimentos e colocando um setor milenar em contato com a tecnologia e ciência de ponta. Os jovens, cientistas e pesquisadores precisam enxergar nosso setor, suas cadeias produtivas e todo o universo marítimo e portuário como campo de estudo, desenvolvendo soluções que nos conectem com a inovação e nos preparem para desafios presentes e futuros”, completou.

 

Por meio de editais públicos, serão apoiados projetos de pesquisa científica de instituições de ensino do Maranhão voltados a um dos cinco eixos temáticos definidos pela Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da EMAP.

 

A seleção das candidaturas vai avaliar sua aderência ao Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Itaqui, contemplando os projetos de pesquisa que apontem melhorias nas operações portuárias, aperfeiçoem o sistema de gestão ambiental, tornando o porto cada vez mais verde e sustentável, investiguem os impactos das cadeias produtivas movimentadas pelo Itaqui no desenvolvimento socioeconômico da região.

 

Os candidatos também devem apresentar propostas que fomentem a apropriação do conceito de cidade portuária, que tornem o Itaqui um porto mais inteligente, com maior interconectividade entre ativos físicos e digitais, impulsionando seu desenvolvimento tecnológico e que contribuam para uma gestão pública mais moderna, desenvolvendo estudos voltados a modernização e maior eficiência das Autoridades Portuárias.

 

O que se espera, com essa iniciativa, é que o conhecimento gerado a partir do Porto do Futuro seja compartilhado com outros portos, criando uma rede de intercâmbio de saberes e experiências. Por isso a EMAP está provocando os demais atores que integram o complexo portuário e industrial do Itaqui a valorizar e apoiar a pesquisa e a produção de conhecimentos conectando nossas empresas com a ciência e o ecossistema de inovação.

 

“Os portos têm natureza global e são universos complexos, conectados a temas da logística, economia, ecologia, engenharia, administração, oceanografia, e tantas outras áreas de conhecimento. Precisamos construir pontes com quem estuda, pesquisa e desenvolve tecnologia sob pena de ficarmos parados no tempo, perdendo competitividade”, destaca Ted Lago.

 

Em março será lançado pela FAPEMA o primeiro edital público para concessão de bolsas de pós-graduação e seleção de projetos de pesquisa do programa Porto do Futuro. Ainda neste ano serão também lançados editais para intercâmbio de estudantes e pesquisadores em outros portos do mundo e um prêmio para reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos e jornalísticos cujo foco seja a atividade portuária. Para saber mais, fique atento as redes sociais e site do Porto do Itaqui www.portodoitaqui.com.br.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais