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A escassez de contêineres está diminuindo, mas a demanda continua alta


Fonte: The Marítime Executive (21 de fevereiro de 2022 )
Foto: The Maritime Executive

 

Embarcadores e transportadores estão começando a ver um retorno à normalidade na disponibilidade de contêineres após a escassez que ajudou a alimentar a interrupção da cadeia de suprimentos no ano passado.

 

Os principais locadores de equipamentos de caixa relatam que o aumento da produção de contêineres – juntamente com a estabilização dos preços – aliviou algumas das restrições da cadeia de suprimentos observadas nos últimos meses. Embora a oferta deva atender à demanda este ano, o mercado de contêineres permanece apertado.

 

“Esperamos que o fornecimento de contêineres acompanhe melhor a demanda em 2022 devido ao aumento dos volumes de produção de novos contêineres, e os preços dos novos contêineres caíram mais de 10% de seu nível máximo para cerca de US$ 3.400 por contêiner seco de 20 pés. No entanto, os preços de novos contêineres permanecem muito acima de sua faixa histórica, e as taxas de arrendamento de mercado e os preços de venda de contêineres usados ??também permanecem muito altos”, disse Brian Sondey, CEO da Triton International, após a divulgação dos resultados anuais da empresa.

 

Ele acrescentou que, embora a economia global permaneça sujeita a maior incerteza devido à pandemia do COVID-19, a empresa espera que a demanda geral de contêineres permaneça forte ao longo do ano. “Nossos clientes estão antecipando que o consumo de mercadorias e os volumes de comércio permanecerão elevados, e eles esperam que os desafios operacionais que diminuem os tempos de giro dos contêineres sejam difíceis de resolver”, disse ele.

 

O CEO da Textainer, Olivier Ghesquiere, observou que, embora os arrendadores continuem a ver oportunidades de crescimento com rendimentos atraentes este ano, eles estão começando a ver níveis mais normalizados de despesas de capital de contêiner após um ano recorde. “Como o volume de comércio permanece elevado, as companhias de navegação continuaram a aumentar sua capacidade, além de posicionar contêineres adicionais em locais com demanda excedente”, disse Ghesquiere.

 

Ele acrescentou que o impacto do COVID-19 também continua afetando o mercado geral, prolongando a interrupção da cadeia de suprimentos – e criando demanda adicional por contêineres.

 

A Triton e a Textainer são as maiores locadoras de contêineres intermodais do mundo, com uma frota de contêineres de 7,3 milhões de TEUs e 4,3 milhões de TEUs, respectivamente. Ambas as empresas relataram ganhos impressionantes no ano inteiro, impulsionados por um aumento nos preços de arrendamento devido à crise de escassez de contêineres.

 

Em 2021, o fornecimento de contêineres lutou para acompanhar a demanda durante a maior parte do ano, apesar de um aumento significativo na produção de novos contêineres. Isso levou a preços recordes para novos contêineres e taxas de locação muito altas no mercado.

 

Dados da consultoria global de transporte Drewry mostram que as taxas de aluguel de contêineres aumentaram significativamente nos últimos meses, ultrapassando o limite de US$ 6.500 no segundo trimestre de 2021. Esse foi o valor mais alto desde que a Drewry começou a monitorar os preços dos equipamentos de contêineres em 1998.

 

Em 2021, a consultoria projetou a produção anual de contêineres para atingir 5,2 milhões de TEUs, representando um aumento de 67% em relação ao ano anterior. Embora os principais compradores do equipamento tenham sido locadores, respondendo por 68% das compras, as transportadoras também estão investindo mais em seus próprios pools de contêineres no curto prazo.


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