SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   O Grupo CMA CGM recebeu a concessão do terminal de contêineres do Porto de Beirute e prevê um ambicioso plano de desenvolvimento

O Grupo CMA CGM recebeu a concessão do terminal de contêineres do Porto de Beirute e prevê um ambicioso plano de desenvolvimento


Fonte: CMA CGM (17 de fevereiro de 2022 )
Foto: CMA CGM

 

Após o processo de licitação, a CMA Terminals, uma subsidiária integral do Grupo CMA CGM, líder mundial em transporte e logística, foi escolhida para gerenciar, operar e manter o terminal de contêineres do Porto de Beirute por um período de 10 anos a partir de março de 2022.

 

O Grupo CMA CGM, que já tem forte presença no Líbano, responde atualmente por quase 55% dos volumes do terminal de contêineres, uma vez que manteve suas nove escalas semanais e operações de transbordo.

 

Um ambicioso plano de investimento para renovar e modernizar o terminal  

Um investimento de US$ 33 milhões será feito no terminal de contêineres do Porto de Beirute, incluindo US$ 19 milhões nos primeiros dois anos. A soma será destinada a:

 

  1. Modernização completa da infraestrutura : reforma, substituição e aquisição de novos equipamentos portuários.
  2. A construção de uma nova instalação técnica para manutenção e armazenamento de peças sobressalentes.
  3. A transformação digital do terminal , implementando os mais modernos sistemas de gestão, otimização e interligação entre as operações e os diversos operadores da comunidade portuária.
  4. Melhorias no desempenho ambiental , através da aquisição de equipamentos mais ecológicos e ecológicos.

 

A CMA CGM usará sua própria experiência e das equipes da operadora anterior na busca de seus objetivos de desenvolvimento para o terminal.

 

CMA CGM, um parceiro comprometido com o Líbano 

O Grupo CMA CGM, fundado no Líbano há 43 anos, está profundamente ligado ao Porto de Beirute, que desempenha um papel econômico vital para a capital e o país.

 

Após a aquisição total do terminal de contêineres no porto de Trípoli em 2021, considerado o segundo porto comercial do país, a CMA CGM segue sua vontade de fortalecer sua presença nos portos do Líbano. O Grupo desempenha um papel ativo no apoio e desenvolvimento da economia do país por meio de seus investimentos em transporte marítimo e portuário, bem como em logística por meio de sua subsidiária CEVA Logistics.

 

O Grupo CMA CGM está continuamente comprometido em desempenhar um papel de liderança na reconstrução da economia do Líbano após a série de crises que abalaram o país nos últimos anos. Vários projetos e investimentos foram concluídos juntamente com iniciativas de apoio a diversos setores econômicos com o objetivo de criar vagas de emprego e apoiar a população libanesa, especialmente a juventude:

 

  • Estabelecimento em Beirute do escritório regional de Levant da CMA CGM
  • Abertura de um Hub Digital e criação de um Centro de Serviços Compartilhados
  • Apoio à agricultura libanesa e sua expansão nos mercados internacionais
  • Investimentos industriais entre outros

 

Depois de criar quase 800 empregos nos últimos dois anos, hoje o Grupo emprega quase 1.000 funcionários no Líbano. Além disso, 400 novas oportunidades de trabalho seguirão nos próximos 12 meses.

 

Reforçar a posição do Grupo como operador global de terminais portuários

A conquista do contrato para gerenciar, operar e manter o terminal de contêineres do Porto de Beirute faz parte da estratégia do Grupo CMA CGM de desenvolver seus negócios de terminais, apoiando o crescimento e a eficiência de suas linhas de navegação, consolidando sua oferta de serviços de ponta a ponta e estabelecendo maior controle sobre a cadeia logística para oferecer a seus clientes serviços de qualidade, integrados, digitais e mais ecologicamente corretos em um contexto que exige uma abordagem abrangente da cadeia de suprimentos.

 

O Grupo está atualmente investido em 52 terminais portuários em 33 países por meio de suas subsidiárias CMA Terminals e Terminal Link (joint venture).

 

Rodolphe Saadé, presidente e CEO do CMA CGM Group , comentou:

 

Fiéis aos nossos compromissos com o Líbano, lançaremos em breve um ambicioso plano de investimento que transformará o terminal de contêineres do porto de Beirute em uma instalação de última geração que atende os melhores padrões internacionais. Estará a serviço do povo libanês e revitalizará as trocas econômicas entre o Líbano e o resto do mundo.” 


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais