SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Em visita à ACS, Ministro da Infraestrutura diz que Porto de Santos será o maior do Hemisfério Sul

Em visita à ACS, Ministro da Infraestrutura diz que Porto de Santos será o maior do Hemisfério Sul


Fonte: ACS (11 de fevereiro de 2022 )
Foto: ACS

 

Em visita à Associação Comercial de Santos, nesta quinta-feira (10), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que com a desestatização, o Porto de Santos será o maior do Hemisfério Sul e irá gerar cerca de 60 mil novos postos de trabalho.

 

O ministro esteve em Santos para participar da audiência pública sobre o processo de desestatização do Porto de Santos. O evento ocorreu  no auditório da Associação Comercial de Santos, com organização da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). As consultas e audiências públicas estão previstas para ocorrerem até o dia 16 de março.

 

“Só em Santos são R$ 16 bilhões de investimentos, com aprofundamento de canal, de 15 para 17 metros, e investimentos em acesso, tanto ferroviário quanto rodoviário”, declarou o ministro.

 

“Vamos pegar o maior porto da América Latina e transformar no maior porto do Hemisfério Sul. O porto que movimentava 130 milhões de toneladas vai movimentar 250. Atualmente, ele já movimenta 165”, acrescentou.

 

Antes de participar da abertura da audiência pública, o ministro esteve na sala da presidência da ACS e se reuniu com representantes da Autoridade Portuária, da Prefeitura de Santos, da imprensa regional, políticos, empresários e diretores da Associação Comercial.

 

Na ocasião, o ministro falou que o município de Santos tende muito a ganhar com a privatização. Em seguida, ele almoçou com os representantes da casa e da região na própria Associação Comercial. Com relação à ligação entre Santos e Guarujá, Tarcísio  disse que apoia a construção de um túnel submerso ligando as margens dos municípios.

 

Depois de participar da cerimônia de abertura da audiência pública, o ministro seguiu para a Prefeitura de Santos, onde participou de uma reunião com o prefeito Rogério Santos.

 

Livro de Ouro

O ministro foi convidado pelo presidente da ACS, Mauro Sammarco, a assinar o Livro de Ouro da entidade que tem o registro de grandes autoridades, como a do Imperador Dom Pedro II.

 

Tarcísio Gomes de Freitas assinou o livro com as seguintes palavras: “Manifesto a alegria de estar presente nesta casa centenária em um dia histórico. O dia em que apresentamos para a valorosa sociedade da Baixada Santista, o modelo de desestatização do Porto de Santos. O dia em que estamos plantando esperança, de um futuro pujante, próspero e a altura da tradição desta casa. Que Deus abençoe a Associação Comercial de Santos”.

 

> Confira as fotos da visita do ministro na ACS


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais