SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Intervenção artística marca início das comemorações dos 130 anos do Porto de Santos

Intervenção artística marca início das comemorações dos 130 anos do Porto de Santos


(3 de fevereiro de 2022 )
Foto: Divulgação Santaportal / Prefeitura de Santos

 

O maior porto da América Latina comemora 130 anos nesta semana, e Santos iniciou as celebrações, que devem ocorrer durante o mês de fevereiro. O primeiro ato aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), ao lado da escultura ‘Amo Santos’, na Ponta da Praia. A obra recebeu a inscrição ‘Porto de’, que agora também ficará ao lado do coração, além do número 130 no rodapé da escultura. A programação é realizada pela Santos Port Authority (SPA) e tem apoio da Prefeitura.

 

Embora a região já registrasse atividade portuária desde o século 16, a data celebra a inauguração dos primeiros 260 metros de cais construídos, marcada pela chegada do navio inglês Nasmith, em 1892.

 

A cerimônia que deu o pontapé inicial das comemorações contou com a presença do prefeito Rogério Santos, do diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, além de representantes municipais das cidades vizinhas Guarujá e Cubatão.

 

O chefe do Executivo santista salientou a relevância do Porto de Santos no cenário econômico nacional. “Todas as cidades portuárias são, por natureza, locais criativos. E por um porto não entram apenas pessoas e mercadorias, mas principalmente ideias. É um orgulho ver toda essa movimentação da economia do Brasil passando pelo Porto de Santos. Estou muito feliz da nossa cidade receber essa homenagem”, destacou o prefeito.

 

Ainda na noite desta quarta, os navios atracados na área de fundeio do Porto fazem um buzinaço, como uma salva comemorativa de apitos em homenagem à data. Uma série de atividades artísticas, culturais e esportivas acontecerá por toda Cidade até dia 28. Confira toda programação no site.

 


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais