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Companhias aéreas cancelam voos por avanço de Covid-19; veja o que fazer


Fonte: CNN Brasil (10 de janeiro de 2022 )
Funcionária mede temperatura de passageiro no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
31/05/2021 – Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

 

As companhias aéreas Azul e Latam confirmaram nos últimos dias que estão cancelando e remanejando voos por conta do avanço de casos de Covid-19 e de Influenza entre a tripulação e na população geral.

 

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, e que também está acompanhando as empresas para garantir o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros.

 

Latam informou em comunicado no fim de semana que irá cancelar 49 voos nacionais e internacionais nos próximos dias, o equivalente a 1% de suas viagens programadas para janeiro, devido ao “aumento de casos de Covid-19 e de Influenza na população em geral”.

 

A companhia não especificou se foi verificado aumento de infecções entre membros de sua tripulação. Os passageiros afetados poderão remarcar a viagem, sem cobrança de multa e de diferença tarifária, ou solicitar o reembolso da passagem, também sem multa.

 

Dias antes, o sindicato que representa os aeronautas (SNA) informou que os afastamentos médicos entre funcionários da Azul tiveram alta de 400% em janeiro. Em nota, a companhia confirmou um aumento nas licenças e informou que também está remanejando alguns voos.

 

“O passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado terá direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016“, disse a Anac, mencionando as normas que definam as obrigações das companhias em caso de atraso ou cancelamento de voos.

 

“A Anac também recomenda aos passageiros que acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pela empresa aérea, como aplicativos, site e central de atendimento”, acrescenta o comunicado da agência.

 

As normas da Anac determinam que, em caso de atrasos e cancelamentos de voos, as empresas têm a obrigação de:

  • oferecer reacomodação e reembolso integral, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver cancelamento do voo ou atraso superior a quatro horas;
  • manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  • informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço;
  • oferecer assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera. Isto inclui oferecer meios de comunicação, alimentação e, em caso de pernoites, transporte e acomodação.

Orientações das companhias

Em nota divulgada no fim da semana, a Azul informou que os “clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac”.

 

Também em comunicado, a Latam orienta que todos os viajantes chequem a previsão de seu voo na página da companhia antes de se dirigir ao aeroporto.

 

Para aqueles que tiverem os voos alterados, a indicação é que o passageiro remarque a viagem por meio de cadastro no site, por onde pode escolher nova data sem cobranças adicionais ou fazer o pedido de reembolso.

 

Os telefones da central de vendas da companhia também estão dando suporte a esses casos.

 

A Latam também informou que está permitindo que os passageiros diagnosticados com Covid-19 remarquem a data da passagem uma vez sem a cobrança de multa, mas pagando a diferença de preço, se houver.

 

“O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio”, diz a nota.

 

Confira orientações do Ministério da Saúde caso contraia Covid-19

O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações:

 

  • Use máscara o tempo todo
  • Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo
  • Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão
  • Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo
  • O lixo produzido precisa ser separado e descartado
  • Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%
  • Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária
  • Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo
  • Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores

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