SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Governo Bolsonaro estuda vetar trechos do projeto da ‘BR do Mar’

Governo Bolsonaro estuda vetar trechos do projeto da ‘BR do Mar’


Fonte: R7 (7 de janeiro de 2022 )
Governo Bolsonaro estuda vetar trechos da ‘BR do Mar’ – Foto: CARLA CARNIEL/REUTERS – 16.09.2021

 

O governo federal estuda vetar trechos do projeto aprovado pelo Congresso que cria a chamada ‘BR do Mar‘, cuja finalidade é estimular a navegação entre portos brasileiros (cabotagem). Apesar de ser uma proposta prioritária do governo, elaborada pelo Ministério da Infraestrutura, sempre houve divergências da pasta com o Ministério da Economia sobre questões fiscais.

 

Segundo fontes ouvidas pelo R7 Planalto, a negociação entre as pastas, intermediada pela Casa Civil, continua. Ainda não há uma decisão sobre o veto. O prazo de sanção do projeto termina na segunda (10).

 

Um dos pontos que geraram controvérsia durante o debate da matéria no Congresso foi a prorrogação do Reporto, regime tributário especial que desonera investimentos em terminais portuários e ferrovias até o fim de 2023.

 

O benefício garante isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) para a compra de máquinas e equipamentos e suspensão da cobrança de Imposto de Importação sobre itens sem similares nacionais. A suspensão também abrange o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) cobrado pelos estados.

 

A pasta da Economia mostrou resistências à prorrogação do benefício e chegou a indicar ao relator no Senado uma tendência de veto em caso de aprovação da renovação.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais