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Ultracargo inicia operações na região Norte do Brasil e reforça a logística portuária brasileira


Fonte: Click Petróleo e Gás (5 de janeiro de 2022 )

A Ultracargo, maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, chegou à região Norte do País com a inauguração de um terminal no Porto de Vila do Conde (PA). O movimento irá contribuir para o desenvolvimento local e reforça o compromisso da empresa com a evolução da logística portuária brasileira. Inicialmente previsto para o final de 2022, o início das operações foi antecipado em 1 ano, resultado de planejamento e excelência na execução.

 

De acordo com o Presidente da Ultracargo, Décio Amaral, a chegada ao Pará é importante para ampliar o alcance e a presença da empresa em regiões com potencial de crescimento, como é o caso do chamado Arco Norte, formado pelos sete portos do Norte e do Nordeste. “O Porto de Vila do Conde é uma eficiente ligação da região com outros territórios, além de funcionar como porta de entrada de combustíveis. O novo terminal irá colaborar para o desenvolvimento do setor de armazenagem de granéis líquidos no Pará”, destaca.

 

Capacidade total de armazenamento da Ultracargo será ampliada para 1 milhão de m³, o que representa mais de 30% do mercado portuário de granéis líquidos no Brasil

Com alto nível de automação, o terminal de Vila do Conde conta com 17 tanques, totalizando 110 mil m³. Com isso, a capacidade total de armazenamento da Ultracargo será ampliada em cerca de 14%, passando de 883 mil m³ para 1 milhão de m³. O número já representa mais de 30% do mercado portuário de granéis líquidos no Brasil, que atualmente conta com a participação de 17 empresas. Juntos, os players respondem por uma capacidade estática de 3,3 milhões de m³.

 

A infraestrutura do terminal conta com diferenciais que proporcionam flexibilidade e eficiência operacional para os clientes. Entre eles, um píer para movimentação de granéis líquidos, com um calado de 16 metros, preparado para receber navios de grande porte e barcaças, por meio de dois berços separados. Além disso, as operações dos modais marítimo e rodoviário são independentes, o que permite realizá-las de forma simultânea.

 

Para atender à demanda de armazenagem de combustível, o terminal foi concebido para operar com alto nível de produtividade e eficiência. Além disso, seguindo as premissas de segurança que tornaram a empresa referência no setor, o Terminal contará ainda com sistema de prevenção e combate a incêndios, com barreiras adicionais de segurança acima dos requisitos normativos.


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