SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Novo marco legal para o mercado de câmbio pode impulsionar investimentos em infraestrutura

Novo marco legal para o mercado de câmbio pode impulsionar investimentos em infraestrutura


Fonte: Ministério da Infraestrutura (3 de janeiro de 2022 )

Mais investimentos em infraestrutura. Esse é o potencial da Lei nº 14.286/2021 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. O novo marco legal prevê a possibilidade de se realizarem contratos em dólar entre exportador e o ofertante da infraestrutura, o que vai gerar maior estabilidade e previsibilidade nos fluxos de caixa dos projetos.

 

“Esse mecanismo é uma espécie de hedge cambial natural aos contratos celebrados entre exportadores e concessionários ou arrendatários de infraestrutura”, afirmou a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa. Hedge é o instrumento que visa proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço, como as flutuações do câmbio.

 

OCDE

O objetivo central da nova legislação é modernizar o mercado ao alinhar a regulação com os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além da redução de entraves burocráticos. Haverá, portanto, maior estabilidade e previsibilidade no financiamento da infraestrutura, maior segurança jurídica e o estímulo à participação de investidores e parceiros privados nos projetos de infraestrutura. “Ao permitir que os contratos sejam firmados em dólar, protegemos o capital investido de uma eventual volatilidade da moeda”, explicou a secretária.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais