SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Lisboa anuncia acordo de 123,8 milhões para modernizar terminal de Alcântara

Porto de Lisboa anuncia acordo de 123,8 milhões para modernizar terminal de Alcântara


Fonte: Observador PT (21 de dezembro de 2021 )
Investimento prevê a “modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara” e uma “transferência da movimentação de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e fluvial” – Foto: Mario Cruz / Lusa

 

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Liscont assinaram um aditamento à concessão do Terminal de Contentores de Alcântara que prevê um plano de investimentos de 123,8 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira a APL.

 

Este plano de investimentos prevê a “modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara“, consideradas cruciais “para manter a competitividade do porto de Lisboa”, destacou a sociedade de capitais públicos, numa nota.

 

Segundo a APL, permitirá também melhorar as condições de segurança do terminal e a sustentabilidade ambiental das operações, nomeadamente “uma forte redução de emissões de CO2 [dióxido de carbono] na sua operação”.

 

Citado na nota, José Castel-Branco, vogal do Conselho de Administração da APL, explicou que esta redução de emissões vai ser possível devido à “aquisição de novos equipamentos elétricos, mais eficientes e menos poluentes”.

 

Por outro lado, haverá também uma “transferência da movimentação de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e fluvial, permitindo uma maior fluidez das operações”, acrescentou.

 

O Terminal de Alcântara é uma das principais infraestruturas portuárias para importação e exportação na Área Metropolitana de Lisboa.

 

O aditamento agora divulgado foi possível na sequência da publicação de um decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais