SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Exportações mundiais de cafés totalizaram 9,7 milhões de sacas em outubro de 2021

Exportações mundiais de cafés totalizaram 9,7 milhões de sacas em outubro de 2021


Fonte: Revista Cultivar (20 de dezembro de 2021 )

As exportações mundiais de café, exclusivamente no último mês de outubro do corrente ano de 2021, atingiram um volume físico total equivalente a 9,68 milhões de sacas de 60kg, incluindo os cafés verdes e os industrializados. Tal performance representou uma ligeira queda de 4,4% nas exportações globais, caso esse volume exportado seja comparado com as 10,13 milhões de sacas vendidas pelos produtores aos países importadores, no mesmo mês do ano anterior.

 

Esse decréscimo registrado no volume total das exportações mundiais de café no mês de outubro, ora em destaque, foi decorrência direta da redução de 9,5% nas exportações do café do tipo arábica, o qual decaiu de 6,76 milhões de sacas para 6,17 milhões de sacas. E, em contrapartida, de um aumento verificado de 4,4% nas vendas aos países importadores do café robusta, que passou de 3,36 milhões de sacas para 3,51 milhões de sacas de 60kg, na mesma base comparativa.

 

Conforme os dados e registros estatísticos do desempenho da cafeicultura mundial constantes do Relatório sobre mercado de Café – novembro 2021, da Organização Internacional do Café – OIC, a qual classifica os cafés da espécie Coffea arábica em três tipos: ‘Naturais Brasileiros’, Suaves Colombianos’ e ‘Outros Suaves’; e, adicionalmente, os cafés da espécie Coffea canefora em ‘Robustas’, a redução mais expressiva nas citadas exportações, no mês de outubro de 2021, foi de 12,34% dos cafés do tipo Naturais Brasileiros, os quais computaram apenas 3,62 milhões de sacas vendidas, em comparação com as 4,13 milhões de sacas de 60kg exportadas no mesmo mês do ano anterior.

 

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais