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PPI deve qualificar túnel submerso Santos-Guarujá e inviabilizar ponte da Ecovias


Fonte: Valor Econômico (17 de dezembro de 2021 )

Os ministros que integram o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) devem aprovar nesta quinta-feira a qualificação do projeto de túnel submerso que ligará Santos a Guarujá.

 

Com isso, o governo federal sai à frente da proposta de construir uma ponte sobre o canal de navegação — ligação das áreas Insular (urbana) e Continental, de Santos — com investimentos oriundos da renovação do contrato do Sistema Anchieta-Imigrantes, rodovia estadual operada pela concessionária Ecovias.

 

A proposta de qualificar o projeto de túnel submerso, defendido pela Santos Port Authority (SPA), foi incluída na pauta da 19ª reunião ordinária do conselho do PPI, marcada para a tarde de hoje no Palácio do Planalto.

 

Projeto do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá — Foto: Santos Port Authority (SPA)

 

A estratégia foi desenhada na noite de ontem pela Secretaria Especial do PPI, ligada ao Ministério da Economia.

 

Com a qualificação no programa, o empreendimento receberá prioridade do governo federal para concluir os estudos técnicos, definir o modelo de contratação e viabilizar o leilão de escolha do investidor.

 

Portanto, ainda não está definido se o túnel será construído e operado por meio de uma parceria público-privada (PPP), um contrato de concessão ou mesmo incorporado ao rol de investimentos previstos na privatização do Porto de Santos.

 

Estudos preliminares pela SPA, que administra o Porto de Santos, indicam que o túnel custará entre R$ 3,5 bilhões e R$ 4 bilhões, com 800 metros de trajeto submerso e outros 700 metros das duas alças das duas extremidades de acesso, totalizando 1,5 quilômetro.

 

No plano que vinha sendo desenhado pelo governo do Estado de São Paulo, a Ecovias poderia construir uma ponte para cumprir o mesmo objetivo — fazer a ligação “seca” das duas cidades. Neste caso, seria aproveitado a ampliação de investimentos da eventual renovação de contrato da Ecovias, que pode ter o prazo prorrogado até 2033.

 

Ao Valor, o diretor de desenvolvimento de negócios e regulação da SPA, Bruno Stupello, defendeu que o projeto de túnel submerso é discutido “há quase um século”. “É o melhor projeto de ligação seca que pode existir para atender a região”, garantiu.

 

Stupello ressalta que o túnel submerso será uma alternativa segura aos barcos de pequeno porte (catraias), que cruzam as duas margens com cerca de 20 mil pessoas diariamente, e as balsas, que “passam a maior parte do tempo paradas” por terem que dar preferência às embarcações de maior porte que movimentam o Porto de Santos.

 

Projeto do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá — Foto: Santos Port Authority (SPA)

 

Além disso, ele frisou que o projeto ligará, com menor trajeto, as áreas urbanas centrais das cidades pelo tráfego de carros, caminhões, bicicletas (ciclovia) e o VLT — este último já chega à zona portuária e seria estendido até Guarujá.

 

Segundo o diretor da SPA, o projeto do túnel submerso é totalmente compatível com o plano de expansão do Porto de Santos após a privatização. Isso vale, disse ele, tanto para o aproveitamento de áreas (ao menos, 6 milhões m²), para construção de novos terminais portuários, quanto à estratégia dragagem (topo do túnel estaria além dos 17 metros de profundidade).


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