SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Pandemia: Transporte aquaviário começa recuperar a movimentação

Pandemia: Transporte aquaviário começa recuperar a movimentação


Fonte: Agência Brasil (17 de dezembro de 2021 )

O setor de transporte aquaviário brasileiro vem recuperando o movimento anterior à pandemia da covid-19. Com 1 bilhão de toneladas e produtos embarcados nos portos do país, o setor cresceu em 5,5% de janeiro a outubro deste ano, segundo dados da Antaq, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

 

Na região Sudeste, a alta nesse período foi maior, de quase 9%, com destaque para os portos de Tubarão, no Espírito Santo e os terminais de Itaguaí e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Nos portos na Região Nordeste, os terminais de Itaqui, no Maranhão, e do Pecém, no Ceará, o aumento de carga transportada chegou a 30%. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, os portos também tiveram movimento maior, desde janeiro deste ano, ultrapassando 150% no Terminal Granel Química Ladário, de Mato Grosso do Sul.

 

No sul do país, o movimento cresceu quase 50%. Neste caso, devido ao volume de combustíveis transportados nos portos de Rio Grande e São Francisco do Sul.

 

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, ressalta que os números positivos se devem ao movimento no primeiro semestre deste ano. Isso porque a alta nos preços dos combustíveis provocou redução no setor nos últimos três meses.

 

Sobre o transporte de passageiros, Eduardo Nery aposta que as viagens por navios devem recuperar o movimento no ano que vem. Ele aponta que existe potencial de turismo marítimo na costa brasileira, que em 2019 registrou 600 mil passageiros embarcados.

 

O diretor da Antaq assegurou, ainda, que a Agência fiscaliza os protocolos sanitários da Anvisa para prevenir o contágio por covid nesse tipo de transporte.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais