SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto do Itaqui inaugura Centro de Controle e Comunicação

Porto do Itaqui inaugura Centro de Controle e Comunicação


Fonte: Informativo dos portos (16 de dezembro de 2021 )

 

Após a entrega do moderno Centro de Controle Operacional (CCO) em 2017, o Porto do Itaqui conclui outro grande investimento tecnológico e dá mais um passo para aprimorar a segurança portuária. Nesta segunda-feira (13), foi inaugurado o novo Centro de Controle e Comunicação (CCCOM), na sede da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, com infraestrutura ampliada, atualização de equipamentos, 160 câmeras e novas tecnologias, como o emprego de leitura facial nos acessos.

 

“Um dos objetivos da nossa gestão é igualar o Porto do Itaqui ao padrão internacional. Por isso, estamos sempre atentos a novas sugestões de tecnologias, especialmente àquelas relacionadas à segurança. O Itaqui é um porto não só do Maranhão, ele tem influência regional e importância nacional”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

 

Para marcar a entrega do novo CCCOM, a Gerência de Segurança Portuária (GESEP) da EMAP recebeu o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Maranhão (Cesportos), delegado da Polícia Federal, Francisco Albuquerque Parente Junior, representantes da Capitania dos Portos e da Polícia Militar do Maranhão, além de dois oficiais da Guarda Costeira Norte-Americana, Alex Karnath e Rob Shaw.

 

“Os investimentos na área de segurança trazem benefícios não apenas para o Porto do Itaqui, mas também para o Brasil e nos coloca como referência para o mundo. Não à toa, estamos recebendo a visita de integrantes da Guarda Costeira Americana, que estão visitando os portos brasileiros para conhecer seus programas de segurança”, afirmou Francisco Albuquerque.

 

Segundo o gerente de Segurança Patrimonial do Itaqui, José Ribamar Marão Neto, o novo CCCom é fruto do apoio e atenção da gestão à área de segurança. “Com esse aparato tecnológico o Porto do Itaqui ganha mais importância dentro do sistema internacional de segurança”, disse.

 

O novo Centro de Controle e Comunicação do Porto do Itaqui foi equipado conforme as diretrizes do ISPS Code, o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias. A nova estrutura representa oferece recursos tecnológicos avançados para o trabalho da Guarda Portuária e da Segurança Patrimonial do porto público do Maranhão.

 


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais