SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Santos terá nova tecnologia de dragagem

Santos terá nova tecnologia de dragagem


Fonte: A Tribuna On-line (13 de dezembro de 2021 )
Parceria inédita que possibilitará o uso de uma tecnologia israelense no Porto de Santos – Foto: Carlos Nogueira/AT

 

Utilizar dados de levantamentos de profundidade realizados por rebocadores, criar uma representação virtual dinâmica do canal de navegação do Porto de Santos e identificar assoreamentos (deposição de sedimentos) para antecipar a dragagem de manutenção. Estes são os objetivos de uma parceria inédita que possibilitará o uso de uma tecnologia israelense no Porto de Santos.

 

O acordo entre a Santos Port Authority (SPA), a Wilson Sons e a DockTech prevê o estudo e colaboração para um monitoramento em tempo real da profundidade do canal de navegação e acesso aos berços de atracação do cais santista. Utilizar dados de levantamentos de profundidade realizados por rebocadores, criar uma representação virtual dinâmica do canal de navegação do Porto de Santos e identificar assoreamentos (deposição de sedimentos) para antecipar a dragagem de manutenção. Estes são os objetivos de uma parceria inédita que possibilitará o uso de uma tecnologia israelense no Porto de Santos.

 

A tecnologia utiliza dados batimétricos (medição da profundidade) coletados pelos rebocadores da Wilson Sons para criar uma representação virtual dinâmica do leito marítimo do Porto. Ao analisar esses dados com algoritmos baseados em inteligência artificial, é possível identificar a ocorrência de assoreamento e antecipar as necessidades de dragagem, garantindo segurança à navegação.

 

“A infraestrutura portuária mundial ainda não possui instrumentos capazes de monitorar em tempo real a profundidade dos canais de navegação e acesso aos berços de atracação. A solução da DockTech possibilita fazer essa medição de forma dinâmica e, assim, evitar restrições de calado operacional, aumentar a segurança da navegação e prevenir o desperdício de recursos com dragagem”, explica Uri Yoselevich, co-fundador e CEO da DockTech.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais