Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Navegantes realiza primeira manobra de saída noturna com navio de 334 metros

Fonte: A Tribuna On-line (13 de dezembro de 2021)

Dois práticos foram necessários para a realização da manobra – Foto: shipspotting_itajai/Divulgação


 
A Capitania dos Portos de Santa Catarina autorizou a realização de 50 manobras especiais de saída noturna do complexo portuário de Itajaí e Navegantes. A primeira operação desse tipo ocorreu na noite da última quarta-feira (8), no Porto de Navegantes (Portonave), com o navio Ever Lotus, que tem 334 metros, da armadora taiwanesa Evergreen.
 
Segundo a Portonave, para a realização da manobra, foi necessário o emprego de dois práticos a bordo, que já tivessem executado manobras similares. Também foi utilizado um Portable Pilot Unit (PPU), ferramenta que auxilia o piloto local na navegação segura da embarcação. Além disso, foram utilizados quatro rebocadores com potências regulamentadas pela Capitania dos Portos de Santa Catarina.
 
Duas embarcações de apoio auxiliaram na execução da manobra, sob a coordenação da Autoridade Portuária, evitando interferências no tráfego durante a ação. Ao todo, foram 45 minutos para que a atividade fosse concluída.
 
Segundo Luiz Pelusi Neto, do Departamento de Operações da Evergreen Brasil, a manobra noturna é de extrema importância para os armadores nos dias de hoje, com o aumento da capacidade dos navios operando no Brasil. Isso se dá pelo fato de que o tempo é uma variável com peso no cálculo dos custos operacionais e a navegação noturna pode agilizar a entrada ou saída de um navio em até 12 horas.