SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   IPVA 2022 vai ficar 30% mais caro, em média, em SP; veja como calcular

IPVA 2022 vai ficar 30% mais caro, em média, em SP; veja como calcular


Fonte: Valor investe (6 de dezembro de 2021 )

Prepare o bolso. O IPVA 2022 (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) vai ficar 30% mais caro, em média, no Estado de São Paulo. Os valores e datas para pagamento devem ser divulgadas pela Secretaria da Fazenda paulista nas próximas semanas, mas já dá para calcular o valor do imposto que deverá ser pago à vista com desconto em janeiro ou em três parcelas até março de 2022.

 

 

A tabela que serve de parâmetro para o cálculo do IPVA 2022 é a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de setembro de 2021.

 

 

E o aumento do valor venal dos veículos usados foi de 30,25%, em média. Para os carros novos, o IPC (Índices da Preços ao Consumidor) da Fipe registrou aumento de 20,72%. No geral, comprar um carro ficou 24,95% mais caro em setembro de 2021 comparado a setembro de 2020.

 

 

Estes dados são do IPC e levam em conta apenas os preços na capital paulista.

 

 

E a culpa é da pandemia do novo coronavírus. Por falta de peças, como semicondutores, os fabricantes tiveram problemas na produção de carros novos – alguns tiveram paralisação completa. A demanda reprimida fez o preço dos carros zero quilômetro subir e pressionou para cima o valor dos carros usados com o aumento da procura.

 

 

Como calcular o IPVA 2022

 

E quem quer reservar uma parcela do décimo terceiro para pagar o imposto pode ter uma ideia de quanto vai ser a mordida do IPVA 2022 em São Paulo.

 

 

Basta pegar o valor venal do veículo na tabela Fipe de setembro de 2021 e multiplicar por 4% – que é o valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio. No caso do carro zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal.

 

 

Fórmula – (Valor do carro em setembro de 2021 x 4% = IPVA 2022).

 

Veículo movidos somente a gás e energia elétrica paga menos imposto, 3%. Carros com 20 anos ou mais são isentos de IPVA em São Paulo.

 

O IPVA 2022 vai ficar 30% mais caro, em média, no Estado de São Paulo — Foto: Getty Images

Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais