SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Medalha do Mérito Mauá reconhece contribuições e trabalho no progresso da infraestrutura

Medalha do Mérito Mauá reconhece contribuições e trabalho no progresso da infraestrutura


Fonte: MInfra (3 de dezembro de 2021 )
Secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, foi um dos homenageados com a Mérito Mauá – Crédito: Erasmo Salomão/MInfra

 

O início da noite desta quinta-feira (2) marcou a contribuição integrantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, servidores públicos e representantes da iniciativa privada para o setor da infraestrutura de transportes no Brasil. Foram 176 pessoas agraciadas com a Medalha do Mérito Mauá, maior honraria concedida pelo Ministério da Infraestrutura.

 

“A medalha é uma singela homenagem, a nossa forma de mostrar gratidão para essas pessoas que estão nos ajudando a transformar a infraestrutura de transportes”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em discurso na cerimônia realizada no Clube Naval, em Brasília.

 

Entre os agraciados, estão o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio; o secretário-executivo-adjunto, Felipe Queiroz; o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcelo Costa; os diretores-gerais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman.

 

Também receberam os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; das Comunicações, Fábio Faria; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; e da Saúde, Marcelo Queiroga; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); os CEOs da Latam, Jerome Cadier, e da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson; o diretor-presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Sérgio Kakinoff; e o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general de Exército Luis Carlos Gomes Mattos.

 

CONFIRA A LISTA DOS AGRACIADOS

 

Criada em 1965, a medalha leva o nome do Visconde de Mauá, industrial brasileiro que viveu no século 19. Mauá é patrono do MInfra por ser referência nos modais ferroviário e aquaviário, tendo construído a Estrada de Ferro Mauá (RJ) e fundado a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (AM).

 

Transformação

Após entregar a medalha aos agraciados, Tarcísio destacou o papel da infraestrutura de transportes no crescimento econômico e na geração de empregos. “A infraestrutura vai contribuir no enfrentamento do problema de produtividade que assola nossa economia. Vai contribuir forte para a geração de empregos”, disse.

 

Desde 2019, foram leiloados 79 ativos e contratados mais de R$ 89,6 bilhões em investimentos privados para os nossos aeroportos, ferrovias, portos e rodovias. Além disso, somente em 2021, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 4,4 bilhões do orçamento público em obras para melhorar a matriz de transportes. “Muita coisa está sendo feita no Brasil em pouco tempo. O Brasil vai se tornar um grande canteiro de obras”, disse Tarcísio.

 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais