SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Cresce em 9% a movimentação de cargas em portos brasileiros

Cresce em 9% a movimentação de cargas em portos brasileiros


Fonte: Terra.com (1 de dezembro de 2021 )

A crise sanitária do novo coronavírus e consequentemente o isolamento social ao nível global, trouxeram mudanças significativas nos hábitos de consumo da população. Enquanto alguns setores tiveram uma queda considerável, outros foram impulsionados pela pandemia.

 

 

 

Segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o setor portuário brasileiro movimentou 591 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2021. O número representa um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

 

 

 

O minério de ferro foi a carga mais transportada nos primeiros seis meses do ano de 2021: 171,8 milhões de toneladas, com um crescimento de 12% em comparação com o primeiro semestre de 2020. Já o petróleo apareceu na segunda posição com 97,2 milhões de toneladas, crescimento de 8%. A soja, contêineres e derivados de petróleo também se destacaram.

 

 

Para Persio, o investimento linear é fundamental para o crescimento do setor: “Para que esse crescimento continue em 2022, é necessário tomar ações que auxiliem a escoar a produção de nosso agronegócio bem como repensar as estruturas dos principais portos permitindo investimentos, assegurando maior eficiência. Importante criar um cenário econômico que viabilize a consolidação de outros setores industriais como protagonistas de crescimento nas movimentações em nossos portos”.

 

 

Segundo o levantamento da ANTAQ, a expectativa para o segundo semestre deste ano é que os portos brasileiros movimentem 626 milhões de toneladas. Promessa de crescimento de 5,5% em relação a 2020.

 

Website:

https://www.costabrasil.com.br/


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais