Atracadouro atingido por navio é reformado e entregue na travessia de balsas entre Santos e Guarujá, SP

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto participou, na manhã desta quarta-feira (1º), da entrega de um atracadouro na travessia entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A estrutura foi danificada após um acidente envolvendo um navio de carga em 20 de junho. O secretário também falou sobre o edital de concessão das Travessias Litorâneas, que já foi publicado.
O novo atracadouro é misto e destinado ao embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos. Ele proporcionará ganho na logística operacional e mais segurança aos usuários, já que ciclistas e pedestres terão espaço exclusivo para a travessia.
Segundo a pasta, a nova estação funcionará das 5h às 23h30. Já nos horários de maior movimentação, duas embarcações serão destinadas somente para pedestres e ciclistas. Outro atracadouro misto será reformado e deve ser entregue até o final de janeiro de 2022.Segundo a pasta, a nova estação funcionará das 5h às 23h30. Já nos horários de maior movimentação, duas embarcações serão destinadas somente para pedestres e ciclistas. Outro atracadouro misto será reformado e deve ser entregue até o final de janeiro de 2022.

Concessão das Travessias
Além da entrega ao atracadouro, o secretário fez o anúncio do edital para a concorrência internacional da concessão do Sistema de Travessias Litorâneas com investimentos previstos de R$ 272 milhões ao longo dos 30 anos de contrato foi publicado na terça-feira (30), no Diário Oficial do Estado.
“Então, estamos nos preparando para que no ano que vem tenhamos uma concessão privada das travessias, que já estão boas e vão melhorar”.
De acordo com a pasta, ao dar espaço para a iniciativa privada, o governo do Estado de São Paulo pretende modernizar, ampliar e melhorar o serviço das travessias para a população.
O leilão deve acontecer em 30 de março de 2022, na sede da B3, na capital paulista. “É um investimento de R$ 272 milhões para fazer melhorias de toda a parte dos atracadouros, flutuantes, das gavetas em todas as travessias desde Cananeia até São Sebastião”.
Mudança tarifária
Durante a coletiva de imprensa, Neto explicou a questão da tarifa da travessia litorânea. “Haverá uma redução de tarifa para pedestres e para ciclistas. Um conceito social para aquelas pessoas que dependem [do transporte] para trabalhar. Nos veículos haverá uma correção da tarifa pela inflação e indicadores que teremos durante o privado.”
“Agora, o privado vai ter que investir bastante na recuperação, manter o nível de recuperação das embarcações, trazer embarcações novas e fazer com que a gente tenha uma operação cada vez mais tranquila e segura para os usuários”, finalizou.
Mais lidas
Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]